13.12.07

CITAÇÕES VARIADAS XXXIV

Aceitação social e proximidade do poder têm sido constantes inimigos da pureza doutrinária que deve marcar a igreja verdadeira. Esse é uma característica não só da igreja medieval, mas também dos nossos dias. A ânsia por aceitação vem, muitas vezes, às custas de princípios e de nossa identidade
Solano Portela



Nossa preocupação é muito maior com encontros, acampamentos, do que na organização de uma ação eficaz de evangelização.
Solano Portela



Grande parte dos problemas doutrinários enfrentados pelas igrejas evangélicas atuais decorre da sua interpretação bíblica falha: hermenêutica alegórica, intuitiva, experiencial (a Bíblia como um depositário de experiências a serem imitadas).
Alderi Souza de Matos




O método mais equilibrado e saudável de interpretação bíblica é o histórico-gramatical, como corretivo contra as hermenêuticas subjetivas e tendenciosas tão comuns em nossos dias
Alderi Souza de Matos




Pastores podem pregar sermões doutrinariamente corretos, mas se a sua igreja cantar hinos e cânticos heterodoxos, esses últimos influenciarão mais que as palavras do pastor.
Alderi Souza de Matos




A pregação reformada é essencialmente expositiva e doutrinária, visando ensinar a Palavra de Deus de maneira profunda e sistemática
Alderi Souza de Matos




Nos dias atuais, a pregação tem perdido, nos cultos de muitas igrejas, o prestígio de que antes gozava. Tem sido substituída por filmes, cantatas, dramatizações, testemunhos, programas musicais e muitas outras coisas que visam atrair multidões para as igrejas. Pode-se compreender o que gerou essa reação contra a pregação: sermões carentes de unção, conteúdo bíblico e aplicação prática; estilo e linguagem divorciados da vida diária das pessoas; sermões repletos de experiências pessoais, referências a livros que o pregador leu, piadas, ilustrações sem fim, mas pouca exposição bíblica.
Alderi Souza de Matos




Não importa se está em pauta o dinheiro, ou o intelecto, ou nossas próprias pessoas, ou nossa personalidade, ou qualquer dom que tenhamos. Nada disso nos pertence. Não podemos levar nada daqui quando partirmos, nem mesmo os dons.
Raniere Maciel Menezes




Este mundo mostra-se tão sutil, e o mundanismo é tão penetrante que todos nós somos culpados dessa atitude, e, com freqüência, sem disso termos consciência. Tendemos por rotular o mundanismo e por vezes achamos que não estamos tão envolvidos assim com certas particularidades. Não significa apenas freqüentar este ou aquele lugar, ou fazer aquilo e aquilo outro, ele é todo-penetrante. Pensemos na política, na História, nas vantagens, nos interesses, nas motivações, nas opiniões que advogamos, nas preocupações. Façamos um auto-exame sincero, essa questão é extremamente reveladora
Raniere Maciel Menezes




Quanto sentimento amargo existe, quanta violência, quanta ira, quanto desdém e quanta paixão? Qual é a nossa atitude para com todas essas coisas? Qual é a nossa atitude final? Deixamo-nos controlar pelo interesse mundano e cada vez nos afundamos mais?
Raniere Maciel Menezes



O ponto central é que o que é do mundo é passageiro, transitório e efêmero. “Mudança e decadência vejo ao meu derredor”, diz um teólogo. Todas as coisas se caracterizam por um elemento de decadência, quer gostemos da idéia quer não.
Raniere Maciel Menezes




“Acautelai-vos... para que nunca vos suceda que os vossos corações fiquem sobrecarregados com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele Dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço...”
(Lc 21:34-36)




Longe de Deus só há destruição e miséria.
Agostinho




A igreja se transformou numa instituição “fácil de usar”, “orientada ao consumidor”, e como resultado as igrejas evangélicas estão sendo inundadas pela “graça barata” .
Robert Reymond




[Revolução gerencial e terapêutica]:
A igreja evangélica demonstra sinais de estar perdendo a confiança no poder de convencimento e conversão da mensagem do Evangelho. Esta é a razão pela qual uma quantidade cada vez maior de igrejas prefere os sermões sobre a vida familiar e a saúde psicológica.
Robert Reymond





A mensagem campeã parece que é aquela que ajuda o povo a resolver seus problemas temporais, que melhora sua auto-estima e faz sentir-se bem com relação a si mesmo. Em tal clima cultural, a pregação sobre a Lei, o pecado, o arrependimento e a cruz estão desaparecendo completamente
Robert Reymond





a pregação está cedendo espaço, nas igrejas evangélicas, às apresentações multimídias, ao teatro, à dança, aos “momentos de compartilhar” [testemunhos], aos sermões e às devocionais cujos títulos começam com a palavra “como”.
Robert Reymond