12.1.08

Citações Variadas XLIII (Cartas do Inferno)

Há dois erros iguais e opostos no que diz respeito à matéria Demônios: Uma é desacreditar em sua existência. A outra é acreditar e sentir um excessivo e doentio interesse neles. Os mesmos demônios ficam igualmente satisfeitos pelos dois erros e portanto, contemplam um materialista e um mágico com o mesmo prazer.
C. S. Lewis



Há pensamentos ansiosos tanto no Inferno quanto na Terra.
C. S. Lewis



Com efeito, "cobra come cobra" é o principio de toda a Organização Infernal.
C. S. Lewis



o propósito das Cartas não é fazer especulações em torno da vida diabólica, e sim lançar luzes, partindo de um novo ângulo (no caso, o do Inimigo) sobre a vida dos homens.
C. S. Lewis



Não perca tempo tentando levá-lo a concluir que o Materialismo seja verdadeiro (sabemos que não é). Faça-o pensar que ele é Forte, Violento ou Corajoso - ou ainda, que é a Filosofia do Futuro! Este é o tipo de coisas que lhe despertarão a atenção.
C. S. Lewis



Sua maior ocupação deve ser portanto a de prender a atenção da vítima de modo a jamais se libertar da corrente do "Se eu vejo, creio!".
C. S. Lewis



Todos os hábitos do paciente, tanto intelectuais quanto físicos, estão ainda a nosso favor. Aliás, um dos maiores aliados que temos hoje é a própria Igreja. Não me interprete mal. Não me refiro à pestilenta Igreja que vemos difundida através dos séculos por toda parte com suas raízes na Eternidade, terrível como um invencível exército com suas bandeiras. ESSE espetáculo confesso que traz insegurança e inquietação aos mais corajosos entre nós. Para nossa sorte, ESTA Igreja é inteiramente invisível aos olhos humanos.
C. S. Lewis



Na vida doméstica civilizada, aparecem expressões que aparentariam total inocência se escritas no papel (ou seja, as palavras em si não são ofensivas), mas ditas com certo tom de voz, ou num dado momento ou com certo sorriso, assemelham-se a autênticas bofetadas na cara
C. S. Lewis



É divertido como os mortais sempre nos pintam como "colocando coisas em suas mentes": na realidade, nosso melhor trabalho consiste justamente em evitar que certas coisas cheguem a suas mentes.
C. S. Lewis



Muito melhor seria para nós se todos os seres humanos morressem dentro de lares luxuosos e caros, com médicos ao redor que mentem, enfermeiras que mentem, amigos que mentem, conforme os treinamos, para que dêem ao moribundo uma visão de vida mais longa do que terá, estimulando-o a crer que a doença desculpa todos os excessos que passam a cometer
C. S. Lewis