18.2.08

Citações Variadas LIII (temático) Parte 5


Pastores e eruditos que advogam instrumentos musicais no culto público, dias santos extrabíblicos (e.g., Natal) e hinos não-inspirados se encontram em posição precária para ter que defender o que é escrituristicamente indefensável. O resultado é de eruditos brilhantes empenhados em exegeses falhas, raciocínios falaciosos e apelações para o sentimentalismo.
Brian Schwertley




Muitos argumentam que instrumentos musicais são uma necessidade prática, como luz, cadeiras, prédio da igreja e assim por diante. Este argumento ignora o fato de que as sinagogas Judaicas viveram sem instrumentos musicais por mais de dois mil anos. Congregações cristãs se deram bem sem eles por mais de 250 anos. Ainda existe um número pequeno de igrejas Presbiterianas que não os usam.
Brian Schwertley





Se, como alguns imaginam, os apóstolos empregaram instrumentos de música no culto público, seus instrumentos devem ter sido enterrados com eles. Eles (instrumentos) tiveram um considerável sepultamento prolongado, pois eles não tiveram ressurreição até pelo menos sete ou oito séculos depois. Ele não reaparecerem na adoração cristã até a era negra do Papado quando, por adição não autorizada para o culto da igreja, homens danificaram a beleza divina e a simplicidade do culto puro do Novo Testamento.
James Glasgow.



Infelizmente, no final das contas, nós estamos vivendo em um tempo de sério declínio a respeito do culto e doutrina.
Brian Schwertley





Muitas pessoas não estão interessadas em reforma. Muitos líderes estão satisfeitos em defender o status quo.
Brian Schwertley






“Eu não quero nem ouvir. Quem se importa com isso? É interessante, mas eu amo o som da música dos instrumentos no culto. Esta questão pode ser divisionista, portanto esquece”. Estas respostas revelam uma atitude não escriturística e anti-reformada.
Brian Schwertley






Tradições humanas têm a habilidade de puxar os “cordões do coração”. É por isso que eles são tão perigosos para a pureza do culto evangélico.
Brian Schwertley





Vamos retornar ao simples, não-adornado culto da igreja apostólica e dos nossos pais calvinistas. Que Deus tenha misericórdia da Sua Igreja e traga de volta as marcas da Reforma.
Brian Schwertley





Manifestando reverência, aprendemos obediência.
Matthew Henry





Não conheço outro prazer tão rico, tão puro, tão santificador em suas influências ou ainda tão constante em seus benefícios como aquele que resulta da verdadeira e espiritual adoração a Deus.
Richard Watson





A adoração cristã é a resposta obediente à Palavra de Deus.
W. H. Cadman





O mais querido ídolo que conheço
Seja ele quem for,
Ajuda-me a derrubá-lo do teu trono,
E a adorar somente a Ti, Senhor.
William Cowper





Adoração... é dar ao Senhor a glória que Lhe é devida como resposta ao que Ele nos revelou e fez em Seu Filho Jesus Cristo.
Oswald B. Milligan





Adoração é a contemplação extasiada de Deus, da forma como Ele se revelou em Cristo e em Sua Palavra.
J. Oswald Sanders





Se adorássemos como devemos, não nos preocuparíamos como fazê-lo.
J. Blanchard





Muitas vezes, a postura na adoração é nada mais do que impostura.
Thomas Watson





A luz da natureza mostra que há um Deus que tem domínio e soberania sobre tudo, que é bom e faz bem a todos, e que, portanto, deve ser temido, amado, louvado, invocado, crido e servido de todo o coração, de toda a alma e de toda a força; mas o modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por ele mesmo e tão limitado pela sua vontade revelada, que não deve ser adorado segundo as imaginações e invenções dos homens ou sugestões de Satanás nem sob qualquer representação visível ou de qualquer outro modo não prescrito nas Santas Escrituras.
Confissão de Fé de Westmister, cap. XXI, seção I.





Zuínglio era deslumbrado por música e tocava vários instrumentos, mas no culto retirou radicalmente o teclado. Nas palavras de Strohl: “Conquanto músico, tocando vários instrumentos, cuidava para que, no culto, a emoção não suplantasse a reflexão, chegando até a suprimir o uso do órgão”. Somente a Palavra deveria receber total concentração. Hoje, mais do que nunca, a música tem seu reinado próprio, e os chamados reformadores modernos nem cogitam em mexer em algo tão “sagrado”. Certamente estariam colocando suas cabeças a prêmio.
Raniere Maciel Menezes