9.3.08

CITAÇÕES VARIADAS XLI


[Ah! Bons tempos!]:
A importância dada ao preparo intelectual do estudante para o ministério é a razão da existência de nossos seminários teológicos.
B. B. Warfield





Digam o que disserem, façam o que fizerem, o ministério é uma “profissão erudita”; e o homem sem conhecimento é DESQUALIFICADO para estes deveres independentemente dos outros talentos que possa ter.
B. B. Warfield






Erudição, embora indispensável, não é a coisa mais essencial para um ministro. “Apto para ensinar” – sim, o ministro deve ser “apto para ensinar”. – Não apto meramente para exortar, para rogar, para suplicar, para testificar, para testemunhar, mas para ENSINAR. E ensino implica em CONHECIMENTO: aquele que ensina precisa conhecer.[Hoje se o indivíduo tem um bom papo de vendedor de Herbalife vira logo pastor!]
B. B. Warfield






Somente a aptidão para ensinar não faz um ministro; nem é essa a sua qualificação primordial. Ela é apenas uma de uma longa lista de requisitos que Paulo coloca como necessários que sejam encontrados naquele que aspira esse elevado ofício.
B. B. Warfield






O ministro precisa ser um estudioso, sob pena de ser absolutamente incompetente para este trabalho. Mas antes e acima de ser erudito, um ministro tem que ser dedicado a Deus.
B. B. Warfield






Nada seria mais fatal do que colocar estas duas coisas em contraposição. Ao recrutar oficiais militares não discuta se é melhor para os soldados terem uma perna direita ou uma esquerda: soldados devem ter ambas as pernas.
B. B. Warfield







Às vezes ouvimos dizer que dez minutos sobre seus joelhos lhe darão mais conhecimento verdadeiro, profundo e operante de Deus do que dez horas sobre seus livros. – Por que você deveria deixar Deus quando se volta para seus livros, ou sente que tem que deixar seus livros a fim de voltar-se para Deus?
B. B. Warfield







Se estudo e devoção são tão antagônicos assim, então a vida intelectual é, em si mesma, condenável, e de forma alguma pode haver vida religiosa para um estudante, mesmo de teologia. O mero fato de ser um estudante o impediria de ter religião.
B. B. Warfield






Não pode haver “ou... ou” aqui está – ou um estudante, ou um homem de Deus. Vocês têm que ser ambos.
B. B. Warfield






Religião não tira um homem de seu trabalho; leva-o para seu trabalho com uma devoção de qualidade crescente.
B. B. Warfield






[Trecho de um antigo hino]:
Ensina-me, meu Deus e Rei
Em todas as coisas ver-Te
E em tudo o que eu fizer,
Faze-lo como para Ti.
Se feitos em obediência à Tua Lei,
Mesmo servis labores:
Santo é labutar, se esta é a razão,
O mais insignificante trabalho ao Senhor.






Um dos melhores preparativos para a morte era um conhecimento meticuloso da gramática grega. [um modo singular de dizer que devemos cumprir nosso dever]
Philip Lindsay






Há certamente algo errado com a vida espiritual de um estudante de teologia que não estuda. Mas isto não quer dizer exatamente que tudo está certo com a sua vida religiosa, se ele estuda.
B. B. Warfield






É possível se estudar – mesmo teologia – inteiramente com um espírito secular.
B. B. Warfield






Ponha seu coração em seus estudos; não meramente ocupe sua mente com eles, mas ponha seu coração neles.
B. B. Warfield






Vocês estão cientes de quais são os seus privilégios? Vocês estão fazendo pleno uso deles? Vocês estão, através do constante contato com as coisas divinas, crescendo em santidade, tornando-se a cada dia mais e mais homens de Deus? Se não, vocês estão endurecendo!
B. B. Warfield






Como é fácil transferir a culpa de nossos corações frios para os ombros de nossos líderes religiosos!
B. B. Warfield






Esse é um velho ditado: “É melhor ter alguma dificuldade em ouvir o evangelho do que não ter qualquer dificuldade em ouvir o que está bem longe de ser o evangelho!”

(citado por Lutero)






“As pessoas não podem ter seus ministros exatamente como elas desejam”(...) “Elas deveriam agradecer a Deus pela Palavra simplesmente” (citação de Lutero) e não requerer que St. Agostinho e Ambrósio estivessem pregando para eles.
B. B. Warfield







A respeito da verdade que nós, em nossa espiritualidade fantasiosa, estamos sujeitos a esquecer: que nem o individuo mais santo pode se dar ao luxo de dispensar formas regulares de devoção, e que o culto público regular da igreja, apesar de todas as suas imperfeições e problemas localizados, é a provisão divina para o sustento da família.
William Robertson Nicoll







Mantenham sempre diante de suas mentes a grandeza do seu chamado. Isso quer dizer ver com clareza essas duas coisas: a imensidão da obra perante vocês e a infinidade de recursos à disposição de vocês.
B. B. Warfield







Deus não tinha mais que um Filho e fez dEle um ministro.
Thomas Goodwin







Ninguém mais que Aquele que fez o mundo pode fazer um ministro [um ministro que seja digno de sua vocação!]
John Newton







Você pode ser um ministro ativo, e isso não ser obra de Deus.
B. B. Warfield







O que Paulo quer dizer quando profere esta terrível advertência: “Para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado?” – Sim, é possível rodear o céu e a terra para fazer um seguidor, e uma vez feito fazemo-lo duas vezes mais filho do inferno que nós mesmos.
B. B. Warfield







“Orar e labutar”, parece que não é mais o lema, pelo menos, da vida ministerial. O lema agora deve ser muito trabalho e nada de oração.
B. B. Warfield







Atualmente, pode acontecer, e não raro, você perguntar para um pregador: “você já estudou ou leu tal obra teológica?”, e ouvir: “Não, eu quase não leio, não tenho muito tempo para leitura, meu dia-a-dia é muito corrido”. Pergunto: como pode ainda pregar? Meu Deus! Varre de tua igreja os alegoristas e preletores-contadores de fábulas!
Raniere Maciel Menezes






Alguém pode argumentar: “mas os primeiros discípulos eram homens rudes, iletrados, comuns, e mesmo assim pregavam!” Sim, realmente pregavam, mas a sua erudição vinha diretamente do Espírito Santo, o autor das Escrituras! Eram conhecedores de todo desígnio de Deus e beberam diretamente da fonte! Não eram homens despreparados! Ninguém pode apoiar-se em dizer que os discípulos eram iletrados e simplesmente encher os púlpitos de pessoas ignorantes! Conhecer as Escrituras requer conhecimento e estudo aprofundado.
Raniere Maciel Menezes