6.10.08

O Papa é Pop?

O Papa Bento XVI disse nesta segunda-feira que a crise financeira global mostra que a fé em Deus é melhor do que buscar bens materiais.

"Vemos agora que o dinheiro não é nada". -- Disse o papa.

JURA?

O patrimônio do Vaticano está avaliado em mais de 700 milhões de euros, sem contar riquezas inestimáveis, como a Basília de São Pedro e a Capela Sistina. Contanto tudo, os ativos do Vaticano ultrapassam os US$ 5 bilhões.

Os cofres do Banco do Vaticano guardam cerca de US$ 3,2 bilhões --dinheiro pertencente a investidores que moram na Cidade do Vaticano.

O Vaticano possui ainda investimentos em bancos, seguros e participações em empresas de produtos químicos, aço, construções e imóveis. Diz-se também que a igreja é um dos maiores proprietários de terras e imóveis em todo o mundo.

O patrimônio do Vaticano é de cerca de 700 milhões de euros --sem incluir as obras de arte da Santa Sede.

O cálculo desse patrimônio não considera o valor real da Basílica de São Pedro e da Capela Sistina, considerados impossíveis de se avaliar pelo mercado imobiliário.

Enquanto o valor das obras de arte e da basílica são inestimáveis, o Vaticano segue comprando novas propriedades e edifícios em Roma para abrigar especialmente o setor administrativo da Cúria romana.

O grosso da receita do Vaticano vem do Óbolo de São Pedro, sistema de arrecadação que coleta donativos de 5.627 dioceses em todo o mundo.

O Óbulo de São Pedro arrecada cerca de 50 milhões de euros por ano. Esse dinheiro é coletado nas paróquias no dia 29 de junho, festa dos apóstolos são Pedro e são Paulo.

Notícia 1: Globo.com
Notícia 2: Folha OnLine