27.12.08

Israel vs Palestina - Gênesis 16.12


A Retrospectiva 2008 mal acabou, transmitida pela rede Globo dia 26/12, faltando cinco dias para terminar o ano, e acontece a maior ofensiva de Israel sobre território palestino dos últimos tempos, centenas de mortos e milhares de feridos na faixa de Gaza. Nem deu tempo de mostrar o que aconteceu de mais importante no ano.

O que aconteceu de modo resumido foi que, o grupo radical islâmico Hamas passou dias e dias lançando foguetes sobre Israel, e Israel avisando que ia atacar com seu poderoso arsenal bélico. O Hamas como é movido a sangue e violência provocou Israel até receber um banho de sangue. Caças F-16 israelenses (semelhantes ao da imagem acima) lançaram cerca de 30 mísseis contra a faixa de Gaza sobre alvos do Hamas, porém o Hamas mistura-se a população civil que é bem numerosa e o espaço é pequeno. Resultado? Um monte de gente inocente acaba pagando o preço. Certamente as bases reconhecidas do Hamas viraram poeira, mas a comunidade internacional condenou o uso de tamanha força. E os atentados suicidas irão pipocar durante os anos que virão.

As TVs do Hamas filmaram só prédios residenciais destruídos e pessoas inocentes mortas, enquanto Israel mostrou que o ataque provocou grandes baixas no Hamas e que isso é vital para segurança do Estado.

Bom, não pretendo noticiar mais do que as agências já fizeram (quem quiser conferir):

Notícia 1
Notícia 2
Notícia 3
Notícia 4

Uma questão que vem à tona sempre que se reacende o conflito israel-palestina é: por que tanta briga por um monte de pedras?

A ONU enxerga nesse conflito perdas de inocentes, mulheres e crianças, mas para quem milita no território há muito mais do que pedras e gente, há o conceito de “terra prometida” em jogo. Essa é uma forma de enxergar o conflito. Por mais que o Estado moderno de Israel esteja muito distante do Israel bíblico, este vinculo não desgruda.

Salmos 122:6 diz: “Orai pela paz de Jerusalém!”, quando penso neste versículo me vem a mente que a paz mundial em grande parte depende da paz em Jerusalém, pois lá encontra-se dois troncos de povos e três grandes religiões. O que motiva o terrorismo na Europa, na Ásia menor e na América do Norte senão o islamismo radical? Mas este é outro assunto. Voltemos a questão: por que tanto ódio entre povos irmãos e vizinhos?

Pra começar esta história Abrão recebeu uma promessa que seria o inicio de uma nação:
Gn 12:
1 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;
2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!
3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Abrão então partiu rumo a esta terra:

4 Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
5 Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram.
6 Atravessou Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra.
7 Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra.

Abrão e seu sobrinho Ló se desentenderam e optaram se separar:
Gn 13:
2 Era Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro.
3 Fez as suas jornadas do Neguebe até Betel, até ao lugar onde primeiro estivera a sua tenda, entre Betel e Ai,
4 até ao lugar do altar, que outrora tinha feito; e aí Abrão invocou o nome do SENHOR.
5 Ló, que ia com Abrão, também tinha rebanhos, gado e tendas.
6 E a terra não podia sustentá-los, para que habitassem juntos, porque eram muitos os seus bens; de sorte que não podiam habitar um na companhia do outro.
7 Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra.
8 Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados.
9 Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda.

Resultado:

11 Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro.
12 Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma.

Depois que Ló partiu:

14 Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente;
15 porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre.
16 Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência.

Baseado neste relato bíblico, de quem é a terra de canaã?

Mas Abrão não tinha descendentes e sua esposa estava idosa e estéril! Então sua esposa Sarai ofereceu a sua escrava egípcia para que gerasse um filho. Abrão já estava muito tempo naquelas terras e nada de filhos (Gn 16):

1 Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; tendo, porém, uma serva egípcia, por nome Agar,
2 disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai.
3 Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã.

O relato diz:
Gn 16:
4 Ele a possuiu, e ela concebeu.

Quando a serva Agar engravidou desprezou Sarai. Sarai em contrapartida cria uma situação que expulsa Agar grávida para morrer no deserto. Mas há uma promessa para Agar (Gn 16):

7 Tendo-a achado o Anjo do SENHOR junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur,
8 disse-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais? Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha senhora.
9 Então, lhe disse o Anjo do SENHOR: Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos.
10 Disse-lhe mais o Anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada.
11 Disse-lhe ainda o Anjo do SENHOR: Concebeste e darás à luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o SENHOR te acudiu na tua aflição.
12 Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos.

Observem bem este verso 12: este filho será contra todos e todos contra ele, e morará fronteiro a todos os seus irmãos. Aí está a gênese do conflito PALESTINA-ISRAEL, os descendentes de Agar com Abrão e os descendentes de Sarai com Abrão. Ismael (filho de Abrão com Agar) é o patriarca juntamente com Abrão dos palestinos e mulçumanos palestinos e Isaque (filho de Abrão com Sarai) é juntamente com Abrão o patriarca dos judeus.

Muita coisa aconteceu depois desses relatos, por várias vezes Israel foi forçado a deixar sua terra sempre retornando e encontrando novos vizinhos não amistosos.

O que salta aos olhos é que a Palavra de Deus, tão contestada pelos sábios deste mundo, não falha! O que Ela diz está dito! Acreditem ou deixem de acreditar!

O certo é que está escrito sobre o precursor dos palestinos mulçumanos:

Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos.

Quando alguém duvidar do que Israel é capaz de fazer para permanecer nesta terra tão disputada, saiba que na mente do judeu há esta promessa bíblica:

Gn 17:
7 Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência.
8 Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus.

Ou seja:
Eu serei para sempre o Deus de você e o Deus dos seus descendentes. Darei a você e a eles a terra onde você está morando como estrangeiro. Toda a terra de Canaã será para sempre dos seus descendentes, e eu serei o Deus deles.

O judeu menos ortodoxo, como um Luciano Huck da vida, que faz até homenagem a Iemanjá, sabe disso!


Caso queira saber mais sobre esta história primordial leia ENTENDENDO O CONFLITO NA PALESTINA

Imagens: Base policial do Hamas destruída após bombardeio de Israel, em Gaza. (fonte: Reuters); Caça norte-americano F-16 usado pelos israelenses no ataque.