9.1.09

Conversas informais


Quero compartilhar um log de uma conversa no Gtalk que tive esses dias com Felipe Sabino do website Monergismo, fiz algumas observações entre colchetes para ficar mais claro a nossa conversa, pois não está na integra, apenas selecionei alguns trechos, o interessante é que vamos estendendo a cosmovisão pos-milenista para todas as áreas da vida:

Felipe: vc já leu todo o Rush? [R.J.Rushdoony, O Plano de Deus Para a Vitória]

eu: to lendo
termino hoje

Felipe: legal

eu: tem hora que fecho e vou refletir [é pequeno mas tira o fôlego]

Felipe: quero publicar o livro dele sobre dízimo

eu: é a favor ou contra

Felipe: ele detona a visão de que dízimo é só para a igreja

eu: sim, li alguma coisa sobre isso

Felipe: ele defende que a igreja não é a única instituição onde está o reino de Cristo
daí ele fala sobre dar tb para escola cristã, etc

eu: que tem que sustentar as agencias cristas e tal

Felipe: sim, se vc quiser repartir
ontem li um cap do livro dele sobre Levítico...

eu: entao eles vao ajudar o Monergismo

Felipe: e ele explica isso com base numa passagem de Levitico

eu: ja estao ajudando com a liberação dos livros

Felipe: sim
e com a distribuição

eu: o interessante do pos é que usa toda a biblia
sem medo

Felipe: sim, a maioria dos livros de Rush eu ganhei
deles
e os pós dão show em mostrar que não usam o ministério como comércio
vide Cheung
o pessoal do Rush [Fundação Calcedônia]
além de não cobrarem nada de mim
ainda dão lvros de graça

eu: hum, bom

eu: é interessante a visao pratica do pos-milenismo
recebi o livro [Felipe me mandou por email a tradução de um livro que será publicado]
ai eu nao durmo

eu: vc foi direcionado ao pos-milenismo por ele? [por Cheung]

Felipe: não

eu: a todos os autores posmilenistas?

Felipe: ele nao tem nada escrito sobre pós

eu: mas ele cita alguns...

Felipe: comecei com Boettner

eu: escritores

Felipe: traduzi sendo amilenista
e achei interessante
gostei

eu: sim
encontrou calcedonia como?
o rush?

Felipe: não virei [pos-milenista no inicio], mas deixei de ser crítico [sendo ainda amilenista]
mas acho quem me ajudou mesmo foi o Gentry

eu: eu lembro que vc traduzia como amilenista
apenas indicava

Felipe: sim

eu: que salto ein?, de pentecostal a reformado pos-milenista
nem os reformados daqui mudaram
Deus mexe como quer

Felipe: kkkkkkkkkk
é
é muito bom ser pós


Felipe: quero traduzir sobre política
no Brasil, mesmo reformados, acham que o certo é um estado laico
ridículo
não existe isso
o estado sempre vai ser "religioso"

eu: hum...

Felipe: a diferença é qual religiao vai seguir
se o Brasil fosse pós-milenista...

eu: havendo separação entre estado e religiao?

Felipe: ia ter um monte de político reformado
em vez de um monte de pentecostal ladrao
há separação entre Estado e Igreja, mas não Estado e religião, Estado e Deus.

eu: sim
estado e igreja

Felipe: um Estado que rejeita a lei de Deus está pecando, assim como o indivíduo.

eu: onde o pos-milenismo vigorar tem que ter pena de morte neh?

Felipe: vou lançar ainda esse ano o livro sobre política
cara, o pós-milenismo é a salvação.

eu: a ONU é anti-Deus

Felipe: sim
totalmente

eu: entao vai ter que acabar a ONU

Felipe: cara, eu odeio a ONU...

eu: a restauração é um tipo de avivamento soberano?

Felipe: defende até terrorista

eu: pq as leis tao mudando pra pior?

Felipe: sim, é tipo um avivamento

eu: em massa...

Felipe: as leis mudam pq Deus não decretou um progresso linear

eu: nao localizado...

Felipe: há altos e baixos
na história
mas sempre crescendo
por mais que hoje esteja ruim
não está tao ruim qto antes

eu: quem serão os da linha de frente? os pregadores?

Felipe: a liberdade da pregação é um desses progressos

eu: entendo

Felipe: não, não haverá um assumir de posições pelos crentes
a questão é que
o presidente vai ser um crente, por exemplo
o ministro tb
o governador

eu: sim

Felipe: mas antes essas pessoas se converterao

eu: quem vai pregar?

Felipe: e não serão como hoje
o cara se converte
uma figura pública
e não há mudança em nada
quantos governadores crentes no Brasil existem?
deputados
etc

eu: sim

Felipe: e não fazem diferença alguma

eu: entendo

eu: mas e os seminarios
as escolas?

Felipe: têm vergonha de defender a aplicabilidade da lei de Deus
as pessoas acham que pregamos que devemos tomar o poder na força...

eu: os antinomianos

Felipe: e isso não é verdade
a verdade é que em todas as esferas da vida, os salvos (verdadeiramente) serão maioria
mesmo o número de crentes hoje no Brasil
já deveria fazer diferença

eu: sim

Felipe: se nao fossem escapistas
a geração do arrebatamento
um batista pré-milenista
Russell Shedd
Perguntou...

eu: é verdade

Felipe: onde está o poder de 25 milhões de crentes brasileiros?

eu: acho que vou salvar essa nossa conversa

Felipe: a resposta está na escatologia e na teologia que pregam para esses 25 milhões

eu: tah parecendo
uma entrevista

Felipe: hhheee

eu: rss
sim

*******************

Pra ninguém diga que trata-se de uma conversa de doidos! rss -- É bom que se diga que o pós-milenismo não se baseia numa melhoria da bondade humana como algo inerente o algum tipo de evolução civilizatória, mas tão somente na soberania de Deus e seu controle absoluto da História. Quando olhamos para o futuro e vemos algo melhor, a fundamentação para isso não está no homem mas em Deus.