13.2.09

MONERGISMO.ORG – SITE PARASITA E OPORTUNISTA



O website MONERGISMO.ORG desenvolvido pelo Reverendo Dr. Enok (presbiteriano) é um site caronista. O site Monergismo.COM desenvolvido pelo irmão Felipe Sabino está sendo copiado em seu nome fantasia pelo Monergismo.ORG – uma brecha na Internet e aparece um oportunista de plantão.

Como cooperador do Monergismo.COM me dirigi ao citado reverendo e pedi que o mesmo considerasse que o seu site: http://www.monergismo.org/ -- NÃO se diferencia do site MONERGISMO.COM, e não deve ser usado por terceiros. A marca nominativa Monergismo é de uso exclusivo de Felipe Sabino, que tem trabalhado duramente há anos para ser o maior portal de teologia reformada em língua portuguesa. Já existe um processo de registro junto ao INPI. E não é correto que haja o uso do mesmo nome por terceiros. E um agravante: ele ainda usa o nome Monergismo no mesmo segmento (site de teologia).

Em resposta, ele disse que era um grande admirador e divulgador do Monergismo.COM e que era abençoado pelo site. Disse que não tinha a intenção de concorrer. Disse também que o site www.monergismo.org não tem o objetivo de auto-promoção. E finalmente disse que o Monergismo.com não poderia ser patenteado porque o termo “monergismo” é de domínio público, “é um termo milenar”, e que pelas leis internacionais não se pode patentear substantivos milenares de domínio público.

(Então quer dizer se eu tiver um mercadinho chamado: “Mercado da Paz” não pode registrar porque é um vocábulo universal? Santa paciência! Não se trata de domínio do vocábulo, mas de domínio do nome fantasia na Internet! Em língua portuguesa deve existir apenas um monergismo, seja ponto com ou br ou org.)

Respondi que:

Pelo INPI é possível sim registrar como nome fantasia. E a Editora Monergismo já tem CNPJ. Não entenda como uma questão de concorrência, mas de ética cristã. Não se trata de uma patente do vocábulo milenar como o sr diz, mas do Monergismo.com.

Ainda continuo achando que o sr deveria mudar o nome e não ser uma cópia que pega carona num site que tem 2mil visitas diariamente. Ser sutil ao usar um nome parecido ainda vai, mas colocar o mesmo nome no mesmo segmento cheira a oportunismo. Na internet isso é uma questão de domínio. E alguns hackers fazem isso de má fé. Se o sr quiser ficar famoso por má iniciativa (não digo má fé) pode ser ruim para sua reputação (se o sr for adepto do "falem mal mas falem de mim", tudo bem). Depois não diga que não avisei. Se este domínio fosse uma provocação de uma linha arminiana eu entenderia numa boa, mas partir de um calvinista não compreendo.

Isso lembra aquela música infantil do Balão Mágico:

Pegar carona nessa cauda de cometa
Ver a Via-Lactea, estrada tão bonita
Brincar de esconde-esconde numa nebulosa
Voltar para casa nosso lindo Balão azul

É o que faz o sr. Enok: pega carona nessa cauda de cometa. Isso é anti-ético, os hackers fazem isso por extorsão. Uma busca rápida na Internet do nome: “monergismo” coloca o site desse sr entre as páginas do Monergismo.COM. É lamentável. Parece uma sátira do Monergismo.COM, ele colocou até Copyright -- Direito autoral ou direitos de autor são as denominações usualmente utilizadas em referência ao rol de direitos outorgados aos autores de obras intelectuais (literárias, artísticas ou científicas) -- no rodapé do site! Brincadeira! E a maior ironia é que a versão ORG divulga o “amilenismo” (propositalmente?).

Espero que este irmão oportunista retire o nome monergismo ou repasse os direitos de domínio ao irmão Felipe Sabino.