5.4.09

Pastores e "Pastores"




9Marcas: Por que você acha que preparar a próxima geração de pastores é responsabilidade da igreja local?

Mark Dever: Primeiramente, porque vemos isso nas Escrituras. No livro de Atos, observamos que Paulo e Barnabé são enviados pela igreja local. Paulo pede a Timóteo, o pastor de Éfeso, que confie as verdades do evangelho a homens fiéis que as ensinem a outros (2 Tm 2.2). Jesus entrega as chaves do Reino à igreja e promete que ela prevalecerá (Mt 16.18-20). Em nenhum momento Ele relaciona a vitória da igreja a seminários financeiramente viáveis ou doutrinariamente fiéis (espero que sejam viáveis e fiéis!).

Não sou contra os seminários, apesar de que eram desconhecidos entre os protestantes antes dos séculos XVIII e XIX. Apenas quero dizer que a Bíblia nos mostra a igreja local – uma comunidade em que as pessoas são conhecidas, a sua conversão é testificada, e seus dons, testemunhados – como o local apropriado para se fazer essa afirmação de tanta importância a respeito do dom e da chamada de Deus na vida de alguém. Preparar líderes é parte da comissão da igreja.

9M: Quanto à tarefa de preparar ministros, de que recursos uma igreja local dispõe que um seminário não possui?

Dever: Uma visão de 360º sobre a vida de alguém. Amizades. Muitas pessoas que se relacionam com essa pessoa de maneiras diversificadas, o que é diferente de ser um dos 62 alunos que um professor tem de conhecer numa classe. A igreja local tem sido o instrumento ao qual Deus confia a clareza de seu evangelho, tanto na pregação como naqueles que são admitidos à mesa do Senhor ou afastados dela. Os seminários não possuem tal aptidão ou comissão.

Além disso, na igreja local há vidas que afetam a pessoa em questão. Portanto, ela tem a oportunidade de observar os exemplos dos presbíteros ou líderes – como o mostra Hebreus 13.7. Esse membro da igreja pode considerá-los, e eles, por sua vez, a esse membro. Portanto, há uma experiência de aprendizado na vivência natural.

9M: O pastor e a igreja são responsáveis por não tomarem as medidas adequadas ao preparo de futuros pastores?

Dever: Bem, minha resposta é “sim”. Quero ser amável e compreender que há algumas igrejas ou muito pequenas ou não preparadas. Contudo, devemos entender que preparar futuros ministros é uma oportunidade que o Senhor coloca diante de nós, que devemos aspirar e orar por essa tarefa.

9M: Quando você fala sobre a importância da igreja ter uma visão de 360º sobre a vida de uma pessoa, está se apoiando em determinada filosofia de ministério. Que pressupostos você faz a respeito de como o ministério e o crescimento cristão ocorrem? Por que não basta apenas que eu seja treinado em grego e em homilética e, depois, colocar-me atrás do púlpito, como o faz um seminarista?

Dever: Esta é uma pergunta muito interessante. Presumo que o ministério é mais do que uma simples proclamação. A proclamação simples é essencial ao ministério – isso é indiscutível. Mas essa proclamação acontece num contexto de uma comunidade de pessoas que se conhecem. Estão geograficamente no mesmo lugar, se reúnem com regularidade e, como conseqüência, conhecem uns aos outros.

*********

9M: Seria interessante considerarmos as implicações de tudo que você acabou de dizer para igrejas que têm ministérios e tarefas múltiplas. De qualquer maneira, qual a melhor utilidade dos seminários?

Dever: Os seminários são um grande dom de Deus para nós, pois nos transmitem grande conhecimento no estudo de línguas, da teologia sistemática e da história do cristianismo, dos quais provavelmente a congregação local não terá entendimento suficiente.

Não estou dizendo que os seminários são ruins e desnecessários, e sim que eles são usados para o propósito errado. Até diria que os seminários são “costumeiramente”usados para propósitos errados. Quando um jovem dá evidências de dons para o ministério pastoral, muitas igrejas simplesmente o enviam ao seminário, a fim de formá-lo como ministro. E Deus ajuda os seminários para que isso aconteça. Penso que isso se aplica a todos eles. Seminários não fazem pastores. As igrejas fazem pastores.

9M: Num contexto urbano contemporâneo, o seminário é “necessário”, “aconselhável” ou algo mais para o jovem que se sente chamado para o ministério?

Dever: Certamente não é necessário. E não é obrigatoriamente aconselhável. Tenho de dizer que é algo mais. O seminário é, às vezes, aconselhável.

Leia na íntegra: Preparar pastores é tarefa da igreja, entrevista com Mark Dever -- publicada originalmente pela Editora Fiel