18.5.09

Identidade Confessional

Os credos e as confissões mostram que a igreja tem definições a fazer e rumos a seguir. A verdadeira igreja de Cristo tem que possuir um norte teológico a ser seguido; ela não pode permanecer neutra nas questões espirituais, éticas e morais. Ela tem que ser confessional para poder combater os inimigos teológicos. Do contrário, ficará desnorteada.
Heber Carlos de Campos


Em tempos de tanta confusão teológica por que passa a igreja cristã neste final do século XX, não é aconselhável professar o cristianismo sem afirmar com clareza aquilo em que se crê. A igreja de Cristo sempre foi uma igreja confessante, porque a genuinidade da nossa fé tem que ser evidenciada naquilo em que cremos e confessamos. Temos que ter a ousadia de afirmar clara e abertamente e, de preferência, de forma escrita, as coisas em que cremos.
Heber Carlos de Campos

Vivemos numa época anti-dogmática e muitos crentes querem que a igreja viva sem um corpo de doutrinas. Eles dizem que somente a Bíblia é necessária. Eles querem saber somente de Jesus Cristo, e não de doutrinas, o que é uma grande insensatez. Como pode haver amor a Cristo e à sua Palavra sem haver amor pela sã doutrina ensinada de maneira inequívoca na Escritura?
Heber Carlos de Campos



A Igreja contemporânea precisa desesperadamente de uma identidade confessional marcante e sólida, é o único caminho da sobrevivência eclesiástica genuína, não uma sobrevivência em detrimento da verdade, o que seria a própria morte da igreja. Só uma igreja confessional com uma identidade bem definida poderá resistir os ataques dos modismos teológicos.

O que deve diferenciar uma igreja boa de outra excelente? O louvor? A confraternização? As promessas de vitórias materiais? Não! Mas tão unicamente seu corpo doutrinário e sua vida de acordo com a sua confissão! Essa é uma igreja que tem poder de transformar o mundo, e tão somente esta! É uma tarefa difícil, árdua, de grande fôlego, consolidar a identidade confessional de uma igreja, mas uma obra necessária!

Se você for questionado da seguinte forma: como é a sua igreja? Como ela é vista pelos seus membros, visitantes e colaboradores? Você poderá afirmar que ela se parece com o que realmente ela é?

Quais são os seus valores? Qual é a sua postura como igreja? Quem realmente é sua igreja? Qual é a verdadeira identidade de sua denominação? A história, a placa, os trabalhos internos, etc, podem não passar de meros acessórios sem significado! O que ela é hoje? Como ela é percebida na sociedade? Estas são perguntas válidas para colocar em xeque todo edifício, ele ficará de pé ou ruirá com este diagnóstico!

Se a sua igreja vive de fachada ou está em ruínas, só há uma saída: resgatar o estudo sistemático dos símbolos de fé, dos credos e das confissões de fé históricas! Tão simples assim! Bíblia por bíblia, toda seita cristã tem! A diferença está no modo como ela é interpretada e ensinada!

Existe uma historinha quem me vem em mente que diz mais ou menos assim:

Dois oficiais de igreja discutiam, um era a favor que somente deveria existir a Bíblia, sem credos e confissões, ou outro a favor do resgate das confissões de fé para que a igreja crescesse, segue rapidamente o debate:
- Esse negócio de confissão de fé é coisa de homens! Não se deve dar importância! O que interessa é a Bíblia!
- A Bíblia aberta ou fechada?
- Aberta, é claro!
- Somente lida ou explicada?
- Explicada, é óbvio!
- De acordo com a sua interpretação ou segundo a interpretação de uma confissão de fé testada e provada ao longo dos séculos por cristãos experimentados?
- (sem resposta).

Tão simples assim! Bíblia por bíblia, toda seita cristã tem e usa! A diferença está no modo como ela é interpretada e ensinada!

Leia:
1.A Relevância dos Credos e Confissões por Heber Carlos de Campos
2. Confissão de Fé de Westminster