14.11.09

Igreja, Evangélicos, Domingo, Sábado e Qualquer Dia.



Eita assunto espinhoso! Uns acham que a guarda do sábado foi abolida, outros creem que ainda vigora, outros ainda fazem do sétimo dia uma religião per si, outra parte crer que foi transferida a observância para o domingo. Uns afirmam com veemência que isto é uma mera invenção dos papas romanos, outros acham que é uma distorção bíblica e que Deus não tem nada a ver com isso, outros dizem que estamos debaixo da graça e não há mais observância à Lei e que Cristo é o nosso descanso e acabou. Há quem seja mais flexível e diga que qualquer dia é válido e assim substitui o sábado ou o domingo.

De modo geral, na verdade e na prática, é tudo uma grande farisaiada! (pra não dizer cachorrada!). Quem diz que vale tudo não vale nada, é algo relapso! – Quem faz do dia um peso legalista é fariseu! Quem faz do dia um descaso é displicente! Muitos dos que dizem que guardam o domingo observam como quem passa um feriado de Tiradentes. Outros que dizem que qualquer dia vale é do tipo que comemora carnaval no São João.

Tenho absoluta convicção teológica de que os evangélicos contemporâneos não têm conhecimento bíblico-doutrinário maior do que os antigos cristãos do século XX e anteriores até a Reforma Protestante. Portanto toda argumentação contra a observância do Dia de Descanso (Domingo; Dia do Senhor para os protestantes históricos) é vazia. Porém, na prática (ah! Na prática...), os protestantes têm esvaziado suas próprias confissões e não tem lutado nem protestado para honrar o Dia do Senhor.

Em contrapartida, os Adventistas conseguem mudar datas de provas em nível Federal e conquistaram vários benefícios para preservar o sétimo dia da semana. Os judeus igualmente protestam e batem forte contra leis nacionais que ferem seu “dia santificado”. O que faz a massa evangélica? Não tem tempo pra se preocupar com isso, pois está ocupada em shoppings e campos de futebol (pra não citar todos os tipos de recreações, mesmo quando estão congregando como igreja).

Citarei apenas um exemplo, olhando para o próprio umbigo. O que diz uma confissão de fé de herança reformada sobre o assunto que ainda é “válida” em todas as igrejas que a adotam?:

Confissão de Fé de Westminster - CAPÍTULO XXI
DO CULTO RELIGIOSO E DO DOMINGO

VII. Como é lei da natureza que, em geral, uma devida proporção do tempo seja destinada ao culto de Deus, assim também em sua palavra, por um preceito positivo, moral e perpétuo, preceito que obriga a todos os homens em todos os séculos, Deus designou particularmente um dia em sete para ser um sábado (descanso) santificado por Ele; desde o princípio do mundo, até a ressurreição de Cristo, esse dia foi o último da semana; e desde a ressurreição de Cristo foi mudado para o primeiro dia da semana, dia que na Escritura é chamado Domingo, ou dia do Senhor, e que há de continuar até ao fim do mundo como o sábado cristão.
Exo. 20:8-11; Gen. 2:3; I Cor. 16:1-2; At. 20:7; Apoc.1:10; Mat. 5: 17-18.

VIII. Este sábado é santificado ao Senhor quando os homens, tendo devidamente preparado os seus corações e de antemão ordenado os seus negócios ordinários, não só guardam, durante todo o dia, um santo descanso das suas próprias obras, palavras e pensamentos a respeito dos seus empregos seculares e das suas recreações, mas também ocupam todo o tempo em exercícios públicos e particulares de culto e nos deveres de necessidade e misericórdia.
Exo. 16:23-26,29:30, e 31:15-16; Isa.58:13.

Quantos estudam este assunto? Quantos conhecem este assunto? Quantos ao menos discutem este assunto? Quantos já foram disciplinados este ano ou esta década por causa deste assunto? Quantos levam a sério este assunto? Quantos se sentem incomodados com este assunto? Quantos militam por este assunto?

Dia 14 de novembro de 2009, em Israel, Judeus protestaram em frente ao escritório da poderosa Intel (empresa americana de chips de computador) contra uma decisão da fábrica em funcionar no sábado (dia semanal de descanso no judaísmo).

Segundo fontes da BBC:

Os manifestantes gritaram "Shabbes! Shabbes", palavra em hebreu para Sabá, ou o dia do descanso. A Intel, maior fabricante mundial de chips de computador, instalou arame farpado em seus escritórios antes dos protestos mas não houve relatos de violência. Mais de mil pessoas participaram da manifestação. -- http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/11/091114_ortodoxos_rc.shtml

A grande massa evangélica não-confessional grita o quê? A minoria esmagada de protestantes históricos confessionais grita o quê? Se a seleção brasileira tiver jogando já sabe: “Brasil! Brasil!”.

Marcha para Jesus, Brasil Para Cristo, essas coisas de nada valem se a Igreja não honra o Dia do Senhor. O dia é ou não é o Dia do Senhor?