30.3.09

Calvinismo Hoje

A famosa revista americana Time listou dez idéias que estão mudando o mundo exatamente agora. Uma delas, para surpresa de muitos, é o calvinismo (new calvinism - link abaixo). Para Time, o novo calvinismo tem oferecido ao mundo atual uma base segura para a vida por causa de sua crença inerente na completa e absoluta soberania de Deus. O Calvinismo que para muitos estava morto, ressurge, segundo a Time Magazine em pleno século 21, oferecendo principalmente aos jovens aquilo que a vida liberal não conseguiu oferecer: um entendimento sólido do que é a vida a partir da soberania de Deus.

O novo Calvinismo que Time Magazine disse ser uma das dez idéias que estão mudando o mundo é um movimento norte-americano que busca resgatar a mensagem do Reformador João Calvino. O autor do artigo, David Van Biema traça a genealogia do movimento através das novas músicas que fazem sucesso entre os jovens americanos e que evocam os grandes temas calvinistas da depravação total, soberania de Deus e redenção em Jesus Cristo como as que são cantadas pela banda David Crowder. O autor declara:

"O calvinismo está de volta, e não apenas no âmbito da música. A resposta de João Calvino, no século xvi, aos excessos do catolicismo na forma de "compre o seu livramento do purgatório" é a mais recente história de sucesso do evangelicalismo [americano], uma história completa: com uma Deidade totalmente soberana que administra as coisas mínimas, uma humanidade pecaminosa e incapaz e, a combinação da conseqüência lógica, a predestinação: a crença de que, antes de o tempo surgir, Deus resolveu a quem salvaria (ou não), sem influenciar-se por qualquer ação ou decisão humana subseqüente". (veja tradução do texto na íntegra em: http://blog.editorafiel.com.br/2009/03/17/o-novo-calvinismo/).

Uma característica especial destacada por Biema é que o movimento não se utiliza da grande mídia para sua proclamação, mas de diversos ministérios locais. Ele diz:

"Os ministros e autores neo-calvinistas não agem numa escala como Rick Warren. Contudo, ouça Ted Olsen, editor-chefe da revista Cristianity Today: "Todos sabem onde estão a energia e a paixão no mundo evangélico" — com o neo-calvinista pioneiro John Piper, de Minneapolis, com Mark Discroll, o brigão de Seattle, e Albert Mohler, presidente do Southern [Theological Baptist] Seminary, da grande Convenção Batista do Sul [dos EUA]. A Bíblia de Estudo ESV, com sabor calvinista, esgotou a sua primeira tiragem; blogs reformados como Between Two Worlds estão entre os links mais populares do ciberespaço cristão".

Biema, entretanto, levanta uma questão pertinente com relação a esse novo-Calvinismo que é justamente se ele será capaz de superar o seu estereótipo de arrogante e sectarista que muitos movimentos calvinistas demonstraram no passado e continuam hoje (como o neo-puritanismo). O autor conclui sua reportagem com a pergunta implícita:

"Em julho próximo, se dará o 500º aniversário de nascimento de Calvino. Será interessante observar se o último legado de Calvino será a difamação protestante clássica ou se, durante estes tempos difíceis, mais cristãos que buscam segurança sujeitarão a sua vontade ao Deus severamente exigente dos primórdios de seu país".

O novo calvinismo citado por Biema em Time é um movimento atual que demonstra abertura para novas formas litúrgicas ao mesmo tempo em que mantém o formalismo das doutrinas historicamente reformadas. O autor da revista citou o nome de três teólogos reformados americanos de peso que tem influenciado o país: John Piper de Minneapolis, Mark Discroll de Seattle, e Albert Mohler. Uma visita ao site de John Piper é suficiente para perceber que o Calvinismo stricto sensu se faz presente de modo inequívoco, inclusive com uma subscrição aos chamados cinco pontos do Calvinismo , e até mesmo a crença na dupla predestinação , mas há uma aplicação da teologia à serviço da espiritualidade. A teologia de Piper pode ser resumida como "hedonismo cristão" que é a teoria de que o ser humano é mais feliz quanto mais prazer ele sentir em Deus . Albert Mohler é entre os três, certamente, o Calvinista mais tradicional. Já Mark Discroll que Biema chama de "brigão" faz jus ao título. É um pastor polêmico e "bocudo" (fala até palavrões!!) que aos 39 anos conseguiu implantar uma igreja de seis mil membros em Seattle, considerada um cemitério de igrejas, pois apenas dez por cento da população se diz evangélica.

Apesar das ironias da Revista Time (de algumas imprecisões teológicas), e da própria surpresa geral (o próprio site do Albert Mohler demonstra essa surpresa), não deveria ser surpresa para nós que o Calvinismo tem potencial para transformar o mundo. Muito antes da Time Magazine chegar a essa conclusão, o teólogo e estadista holandês Abraham Kuyper (1837-1920) já havia previsto isso. Em suas famosas palestras sobre o Calvinismo (Stone Lectures), proferidas no seminário de Princeton a mais de cem anos (1898) Kuyper que foi primeiro ministro da Holanda durante os anos de 1901-1905 e fundador do Partido Anti-Revolucionário, defendeu que o Calvinismo tinha uma agenda para o futuro, pois poderia ser a solução para os dilemas da modernidade. (Ver Calvinismo, CEP, 2002, p. 180).

Kuyper viu no Calvinismo uma abrangente força cultural e religiosa capaz de influenciar positivamente o mundo. Será que esse novo Calvinismo é uma continuação da proposta de Kuyper? Isso o tempo dirá. Por hora há razão suficiente para que nos animemos na graça de Deus, pois ele realmente está nos dando uma nova oportunidade após todos os excessos dos liberais, fundamentalistas e neo-pentecostais de proclamar o verdadeiro Evangelho que transforma a vida. A cosmovisão reformada é um porto seguro para os barquinhos que navegam nas águas tempestuosas desse mundo.


Artigo de Leandro Antonio de Lima, pastor efetivo da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro (Zona Sul, São Paulo). É professor de teologia sistemática no Seminário Presbiteriano José Manoel da Conceição - São Paulo.

Fonte: Igreja Presbiteriana de Santo Amaro (Leia na íntegra aqui)

28.3.09

Missões

Deus
está
procurando
pavios
para
queimar.
O óleo
e o fogo
são gratuitos.


Hudson Taylor, missionário inglês na China.

25.3.09

Mahmoud Ahmadinejad

Irã considera pena de morte a autores de blogs 'ofensivos'

Objetivo é expandir punição aplicada a quem comete estupro e adultério.
Cerca de 20 milhões acessam web no Irã, onde presidente tem blog.

Um vídeo da rede de notícias Al-Jazeera afirma que o Irã considera punir com pena de morte os responsáveis por blogs com conteúdo ofensivo.

As leis do país autorizam a morte de homens, mulheres e crianças que assassinam outras pessoas e minam a estabilidade e autoridade do Estado -- aberta à interpretação, esta segunda alternativa já puniu pessoas que cometeram estupro, adultério, tiveram relação com droga e comportamento homossexual. De acordo com a Al-Jazeera, o Irã quer expandir a pena para blogueiros.

Em julho do ano passado, o parlamento iraniano aprovou um projeto de lei que considera crime a publicação em blogs e sites de informações que encorajam a corrupção e prostituição, por exemplo. Agora, um conselho formado por 12 pessoas deve decidir se essa proposta será realmente implementada.

Ainda de acordo com a rede de TV, essa lei pode ter conseqüencia séria em um país com cerca de 20 milhões de usuários de internet, onde muitos têm blogs dos mais variados assuntos. Até Mahmoud Ahmadinejad, presidente do país, tem um blog. Segundo a Al-Jazeera, o governo acredita que a ameaça de morte aos blogueiros pode ser a única forma de controlar o fenômeno dos diários virtuais.

As autoridades iranianas bloquearam 5 milhões de sites em 2008.

Fonte: G1

Fico me perguntando, como seria na prática uma teocracia bíblica?

21.3.09

Serviço Cristão


Deus não pergunta sobre nossa capacidade ou incapacidade, mas se estamos à disposição.
Anônimo




Deus pede somente que você faça o melhor que pode.
Robert H. Benson




Servir é o transbordar de uma devoção superabundante.
Oswald Chambers




Desde que meu coração foi tocado, aos dezessete anos, creio que nunca me despertei do sono, na doença ou na saúde, de dia ou de noite, sem que meu primeiro pensamento não tenha sido como eu posso servir melhor ao meu Senhor.
Elizabeth Fry




Nenhuma tarefa pode ser realizada sem luta. O cristão precisa tanto de sua espada quanto de sua colher de pedreiro.
William Gurnall




O ministério que nada custa, nada realiza.
J. H. Jowett




Certamente você realizará o propósito de Deus, não importa como esteja agindo, mas faz diferença se você serve como Judas ou como João.
C. S. Lewis




Nenhuma oportunidade divinamente enviada deve ser perdida.
Watchman Nee




Não há serviço como o daquele que serve porque ama.
Philip Sidney




Deus não se torna maior se você o reverencia, mas você se torna maior se o serve.
Agostinho




Nunca seremos aptos para o serviço de Deus, se não olharmos para além desta vida passageira.
João Calvino




Não há nada sem importância no serviço de Deus.
François de Sales




Que dignidade o serviço de Deus confere a seus servos!
Frank Farley




O homem é imortal até que seu trabalho seja feito.
Thomas Fuller




Todos os mandamentos de Cristo são atos da graça; é um privilégio estar ocupado com eles.
William Gurnall





Se o trabalho é feito em nome de Cristo, a honra é devida ao nome
dele.
Matthew Henry




O trabalho mais simples para Jesus tem mais valor do que a dignidade de um imperador.
C. H. Spurgeon




Tentar fazer qualquer trabalho para Deus sem oração é tão inútil como tentar lançar um satélite com um estilingue.
J. Blanchard




Não ore pedindo uma vida fácil. Ore para ser um homem mais forte. Não ore pedindo uma tarefa equivalente às suas forças. Ore por forças equivalentes às suas tarefas.
Phillips Brooks




Orar sem trabalhar é zombar de Deus,; trabalhar sem orar é roubar de Deus sua glória.
Robert Haldane





Nunca assuma mais serviço cristão se você não for capaz de dar conta dele mediante a oração da fé.
Alan Redpath





Quando Deus quer um obreiro, chama um obreiro.
Anônimo





Nós fazemos as obras, mas Deus opera em nós a realização das obras.
Agostinho





Deus não precisa de seus talentos, sabedoria, santidade e força. Pelo contrário, você, em fraqueza, precisa desesperadamente do poder do seu Espírito em seus trabalhos.
Walter J. Chantry





Deus não te agradecerá o fato de teres feito aquilo que ele não começou.
William Gurnall





Nossa eficiência sem a suficiência de Deus é apenas deficiência.
Vance Havner





A ninguém é permitido ir em nome de Deus, a não ser aqueles que são enviados por ele.
Matthew Henry





Você nunca experimenta os recursos de Deus enquanto não tenta o impossível.
F. B. Meyer





A obra divina precisa ser iniciada com a iniciativa divina.
Watchman Nee





Deus tem uma obra a realizar neste mundo; fugir dessa obra por causa das dificuldades e obstáculos é rejeitar sua autoridade.
John Owen





Deus qualifica aqueles a quem chama.
Richard Sibbes





Confie nisto: o trabalho de Deus feito da maneira de Deus nunca sofrerá falta de recursos.
J. Hudson Taylor





Todos os gigantes de Deus foram homens fracos que fizeram grandes coisas para Deus porque se basearam na presença divina com eles.
J. Hudson Taylor





Um senhor dá a seu servo um trabalho a fazer, mas não pode dar-lhe forças para trabalhar; contudo, Deus, assim como nos dá algo a fazer, também nos dá forças.
Thomas Watson





Se o amor de Deus nos põe a trabalhar, o Deus de amor estipulará o salário.
Anônimo





Os cristãos que permanecem no serviço do Senhor precisam considerar mais a coroa do que a cruz.
Thomas Brooks





Hoje, levantamo-nos e caminhamos para nosso trabalho. Amanhã nos levantaremos e caminharemos para nossa recompensa.
Richard Fuller





Se você lê história, verá que os cristãos que mais fizeram pelo presente foram exatamente os que mais fizeram pelo futuro.
C. S. Lewis





Tive muitas coisas nas mãos e as perdi a todas. Mas aquilo que fui capaz de colocar nas mãos de Deus, ainda possuo.
Martinho Lutero





Oh, como é doce trabalhar o dia todo para Deus e então deitar de noite debaixo de seu sorriso!
Robert Murray M'Cheyne





Os cristãos devem ser fontes, não esponjas.
J. Blanchard





Moralmente, o cristão é chamado para a santidade; dinamicamente, ele é chamado para o serviço.
J. Blanchard





Você não pode ser reconciliado com Deus sem que seja recrutado.
Stuart Briscoe





Pensar que você não pode fazer nada é quase tão arrogante quanto pensar que pode fazer tudo.
Phillips Brooks





Sua salvação compete a Deus; o serviço dele compete a você.
Thomas Fuller





A visão precisa ser seguida pelo empreendimento. Não é suficiente encarar os degraus - precisamos subir as escadas.
Vance Havner





Aquele que Deus envia, ele emprega, pois não envia ninguém para ficar ocioso.
Matthew Henry





Para que foram feitas as velas, senão para queimar?
Matthew Henry





Fidelidade a Deus é nossa primeira obrigação em tudo o que somos chamados a fazer a serviço do evangelho.
Iain H. Murray





Uma verdade relevante de notável distinção nas páginas do Novo Testamento é que Deus não tem filhos que não sejam servos.
H. D. Ward





Nossa humildade serve-nos falsamente quando nos leva a fugir de qualquer dever. A desculpa de inaptidão ou incapacidade é totalmente insuficiente para nos desculpar.
Spiros Zodhiates

17.3.09

Monergismo Pirata!





Não entendeu? clique aqui

12.3.09

A Loucura da Teologia

Eu exorto aos estudantes [da Bíblia] que depois das Sagradas Escrituras leiam os Comentários de Calvino, pois eu lhes digo que ele é incomparável na interpretação da Escritura.
Jacobus Arminius

11.3.09

FRAGMENTOS DO LIVRO APOLOGÉTICA NO DIÁLOGO por Vincent Cheung

Estes pequenos parágrafos que compõem o livro de Vincent Cheung tornam-se um breve resumo sobre a ótica correta protestante quando o assunto é apologética. Muitas vezes esquecemos que estamos num mundo hostil rodeados de inimigos de Deus, por mais que se pareçam amigáveis numa conversação. Este livro nos faz abrir os olhos e rever a ótica correta, a cosmovisão bíblica para o debate. Equipe-se adquirindo o livro clicando aqui.


FRAGMENTOS DO LIVRO:

A Escritura nos diz o que Deus percebe quando ele olha além da aparência. Quando Deus olha para elas [pessoas ímpias], ele não vê um grupo de cavalheiros civilizados e educados, mas vê uma geração de víboras, bestas ignorantes, mulas teimosas e cães depravados. Ele vê um grupo de idiotas, idólatras e inimigos de Deus.


Todos os seres humanos nascem como pecadores e rebeldes; e porque todos os incrédulos nunca foram convertidos a Deus, eles permanecem como pecadores e rebeldes, não importando quão sinceros e corteses eles parecem para você.


Nós admitimos livremente que éramos tão estúpidos e perversos como nossos oponentes não-cristãos, mas isso não muda o fato de que eles são, realmente, estúpidos e perversos, que a aparência deles é superficial, e que o discurso gentil deles é insincero.


Quando um incrédulo reivindica buscar entendimento sobre nossa fé, ou mesmo quando ele reivindica buscar salvação por meio de Cristo, e mesmo que Deus no final o regenere e converta, enquanto ele ainda for um incrédulo e não-regenerado naquele momento, naquele momento, então, ele ainda é interiormente insincero e espiritualmente hostil.

Em outras palavras, porque um incrédulo ainda é internamente rebelde para com Deus, mesmo quando ele parece sinceramente inquirir sobre sua fé, sempre há segundas intenções perversas. Certamente, se Deus o escolheu para salvação, então pode ser que Deus ordenou a ocasião para convertê-lo. Sua conversão ainda seria um resultado da graça soberana de Deus, na ocasião de sua inquirição, e a despeito de seu mau motivo. O próprio não-cristão pode estar enganado, e ele pensa que está fazendo perguntas honestas a partir de um motivo sincero de entender; contudo, enquanto ele permanecer como não-convertido, ele estará inquirindo a partir do orgulho, rebelião e egoísmo, e permanece um inimigo e desprezador de Deus.

Jesus disse que quem não é com ele é contra ele; portanto, se você está do lado de Cristo, todos os não-cristãos estão do lado oposto, contra você e o seu Senhor.

Embora possamos ter relacionamentos amigáveis com não-cristãos num nível superficial, a Escritura insiste que estamos em guerra com eles num nível espiritual. Assim, quando você fala a um incrédulo sobre sua fé, não considere isso como um exemplo de dois seres humanos buscando juntos a verdade. Você já tem a verdade – você está explicando-a e defendendo-a, quando o incrédulo está resistindo-a, desafiando-a, e, com frequência, até mesmo blasfemando-a. Quer ele use um comportamento amigável ou hostil é de importância apenas superficial. Enquanto ele for um incrédulo, ele está desafiando o seu Deus, e não é o seu dever ser indiferente ou imparcial sobre isso; antes, você deve colocar seu zelo pela honra de Deus muito acima de sua preocupação e simpatia pelo incrédulo. A empatia antropocêntrica deve ser totalmente descartada. Deus vê a situação como guerra; portanto, você deve vê-la como guerra também. Falhar em ver nossa situação como Deus a vê é desafiar ao próprio Deus e reprimir a apologética.

Contrário ao que muitos parecem pensar, “xingar” não é sempre uma falácia informal. Se o nome ou rótulo depreciativo aparece no contexto de um argumento válido, e é o resultado desse argumento, então o nome ou rótulo é, de fato, uma conclusão lógica, não uma falácia informal. Por exemplo, eu tenho um direito perfeitamente racional de chamar um ateu de “idiota” se eu puder fornecer a justificação racional para aplicar essa palavra ao ateu, ou se ela vem no final de um argumento sólido. Simplesmente porque algumas pessoas não gostam dessa conclusão lógica não faz dela uma falácia; antes, protestar contra ela sem justificação lógica é em si mesmo uma falácia. Para alguém cometer uma falácia de xingamento, ele deve cometer algum erro lógico em sua aplicação do nome ou rótulo. Isso vale para cristãos e não-cristãos. Se a pessoa que aplica o nome ou rótulo pode mostrar logicamente que isso se ajusta ao seu oponente, então o mesmo não pode ser uma falácia, não importa quão insultante o nome soe. Também, se a aplicação do nome ou rótulo é, de fato, parte da cosmovisão da pessoa, então ela deve ter a permissão de expressá-lo assim como tem a permissão de expressar qualquer parte de sua cosmovisão durante o curso do debate, de modo que suas crenças possam ser discutidas e examinadas, e para que ela possa chamar seus oponentes precisamente do que ela afirma e deseja defender.

5.3.09

Frases sobre a mente, intelecto, razão

É bom ter a mente aberta, desde que ela não esteja aberta em ambas as extremidades.
Doug Barnett



Nossos maiores pecados são os da mente.
Thomas Goodwin



Nunca nos esqueçamos de que a mensagem da Bíblia dirige-se em primeiro lugar à mente, ao entendimento.
D. Martyn Lloyd-Jones



Não é necessária uma mente grandiosa para que alguém seja cristão,
mas é necessária toda a mente que um homem possui.
Richard C. Raines



O segredo do viver santo está na mente.
John R. W. Stott



A mente é boa - Deus a criou. Ele nos deu uma cabeça e não era sua intenção que ela servisse apenas como lugar para o chapéu.
A. W. Tozer



Deus não espera que lhe submetamos nossa fé sem o uso da razão, mas os próprios limites de nossa razão fazem da fé uma necessidade.
Agostinho



A probabilidade de um homem finito compreender o Deus infinito é a mesma que uma criança tem de despejar o oceano num buraco que ela fez na areia.
Agostinho



Nenhum homem pode entender os mistérios espirituais pela razão carnal.
Thomas Brooks



A água não pode elevar-se a um nível mais alto do que sua fonte; assim também a razão humana.
Samuel Taylor Coleridge



Aquele que deseja crer apenas no que pode compreender totalmente deve ter um cérebro muito grande ou um credo muito curto.
C. C. Colton



A razão não pode demonstrar-se mais racional do que quando deixa de raciocinar sobre coisas que estão acima dela.
John Flavel



A fé que não provém da razão é duvidosa, e a razão que não leva à fé deve ser temida.
G. Campbell Morgan



Nada, a não ser a fé, jamais corrigirá os erros da razão quanto às coisas divinas.
William S. Plumer



O homem não é o que pensa ser, mas o que ele pensa, isto ele é.
Anônimo



Na companhia de outros, guarde sua língua - em solidão, seus pensamentos.
Anônimo



O pensamento é uma espécie de visão da mente.
Agostinho



Os pensamentos de um homem dão cor à sua alma.
Marco Aurélio



Assim como a imagem do selo é estampada na cera, os pensamentos do coração são impressos nas ações.
Stephen Charnock



Os pensamentos são os filhos imediatos da corrupção original.
Stephen Charnock



Pense em tudo o que você fala, mas não fale tudo o que você pensa.
Patrick Delaney



O homem é aquilo em que ele pensa durante o dia inteiro.
Ralph Waldo Emerson



Teus pensamentos são audíveis para Deus.
John Flavel



É ruim ter maus pensamentos, mas é pior expressá-los.
Matthew Henry



Mais almas se perdem por falta de ponderação do que de qualquer outra maneira.
Robert Murray M'Cheyne



Em qualquer ponto a vida reta começa com pensamentos retos.
Bruce J. Milne



Não podemos dar-nos ao luxo de ter pensamentos descuidados.
Irwin Moon



A batalha espiritual, a perda da vitória, está sempre no mundo dos pensamentos.
Francis Schaeffer



Os pensamentos vãos contaminam o coração tanto quanto os pensamentos vis.
William Secker



Os pensamentos são as sementes das ações.
Richard Sibbes



Deus não viverá na sala de visitas de nosso coração se permitirmos a entrada do diabo no porão de nossos pensamentos.
C. H. Spurgeon



O segredo de uma vida pura é ter pensamentos puros.
John R. W. Stott



Jesus conhece seus pensamentos.
Geoff Treasure

3.3.09

Edificação, denúncia e moralidade

Todo aquele que contribui com uma pedra para a edificação das ideias, todo aquele que denuncia um abuso, todo aquele que marca os maus, para que não abusem, esse passa sempre por ser imoral.
Balzac

Ética e Moral (Frases)


Não há cores neutras na ética cristã.
Arnold H. Lowe




A ética cristã não contém nenhuma partícula de joio - é trigo puro.
E. G. Robinson




Os homens são mais responsáveis por suas motivações do que por qualquer outra coisa; e a moralidade consiste primordialmente nas motivações, isto é, nas afeições.
Archibald Alexander




Nenhum homem pode ser um verdadeiro membro da igreja de Deus se for um estranho à justiça moral.
Anônimo




Fomos redimidos não somente para sermos legalmente salvos, mas também para sermos moralmente sadios.
J. Blanchard

Tão Falso Quanto uma Nota de 3 Reais


Não entendeu? clique aqui

2.3.09

Arminianismo

Deus é roubado quando retemos a glória que a ele é devida, e somos ladrões espirituais quando arrogamos para nós mesmos a honra e o louvor que só a ele pertencem. Os arminianos são grandes transgressores aqui, atribuindo ao livre-arbítrio o que é produzido pela livre graça. “Não me escolhestes vós a mim”, disse Cristo, “mas eu vos escolhi a vós” (Jo. 15.16) “Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós” (1 João 4.10).
Os Dez Mandamentos, A. W. Pink, Publicações Monergismo (lançado em Fev/2009)