2.1.10

Abrir uma igreja é super simples...








Abrir uma igreja é super simples...

Um jornalista da Folha de São Paulo, Hélio Schwartzman, teve uma ideia um tanto inusitada: abrir uma igreja e desenvolver um breve estudo de caso. Hélio juntamente com sua equipe da Folha abriu uma igreja com toda documentação necessária por R$ 418,42, e tudo saiu em 5 dias sem mais exigências. Com o registro da igreja, eles abriram uma conta bancária na qual são isentos de IR e IOF. Também não pagam IPVA, IPTU, ISS, ITR e vários outros “Is” de bens colocados em nome da igreja. O Hélio também consagrou os dois filhos como ministros religiosos, o que faz com que eles sejam isentos do serviço militar e tenham direito a prisão especial. Sim! Para abrir uma igreja não precisa demonstrar nada de requisito teológico ou doutrinário, pode-se criar o culto que quiser e como quiser, nem é exigido números de fiéis.

O Hélio registrou a igreja como Igreja Heliocêntrica do Sagrado EvangÉlio com CNPJ e tudo! Abriu uma conta bancária e fez várias aplicações isentas da mordida do leão.

Ele quis apenas mostrar que é muito mais fácil e vantajoso (em certos casos) abrir uma igreja e não uma empresa, esta esmagada por impostos cruéis. Não é a toa que os estelionatários migram para a “fé” evangélica e praticam “saques e rapinagem” no povão.

A intenção do Hélio é trazer à reflexão se há justiça tributária no Brasil, o que pode ser visto em seu artigo aqui: artigo do Hélio.

O que me chama a atenção nessa reportagem é a facilidade e os benefícios que muitos lobos vorazes adquirem ao abrir uma igreja. Qual é a dificuldade em se lavar dinheiro de corrupção em uma igreja? Nenhuma!

Sabemos que há uma minoria que quer andar corretamente e se houvesse imposto até pagaria por justiça, mas há uma raça de víboras que faz púlpito virar gazofilácio! É o paraíso... fiscal!

“O Brasil Para Cristo” desse jeito, nem Inri Cristo quer! É uma vergonha nacional não ter uma representatividade executiva e legislativa que dignifique o cristianismo.