13.6.10

Novos e antigos fariseus




Quem eram os fariseus? Os fariseus (juntamente com os escribas) foram os primeiros legalistas. "Fariseu" significa "aquele que é separado". Eles se orgulhavam em denunciar elementos impuros e profanos.

A separação física era de extrema importância. A santidade prática era considerada evidência de santidade pessoal. Lv. 11:44-45 era uma passagem central.

Os fariseus não tinham nenhuma tarefa mais importante do que proteger e propagar as leis de Deus. Eles tinham tanto respeito pelo conjunto original das Escrituras e queriam protegê-lo tão desesperadamente que começaram a ampliá-lo. Depois de um tempo, não só parecia útil fazer adições, mas também absolutamente essencial. Estas regras, como parte da lei oral, tornaram-se até mais importantes para os fariseus do que os mandamentos de Deus.

O equivalente dos fariseus hoje são as pessoas que têm medo de permitir que os cristãos vivam apenas com a Palavra de Deus. Eles acrescentam regras, regulamentos e padrões aos princípios bíblicos e então chegam ao ponto de acreditar que estes fazem parte da Bíblia.

É assim que funciona para os legalistas. Deus coloca um princípio e então o homem reduz o grande princípio de Deus a um conjunto de regras que pode ser um fardo, mas que certamente remove a responsabilidade individual de fazer escolhas. Finalmente, o homem eleva o "guardar as regras" a uma marca de espiritualidade e julga a si mesmo e aos outros por ela.

De todos os títulos degradantes que Jesus usou para descrever os fariseus, nenhum era mais devastador do que referir-se a eles como "fermento" ou "levedura." Jesus disse a seus discípulos: "Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia." (Lc. 12:1).

LEIA +MAIS

Imagem: Papa Bento 16 encontra padre ortodoxo (esquerda) em igreja na casa do arcebispo Crisóstomos II, em visita ao Chipre, ilha no Mediterrâneo com maioria ortodoxa. 05 de junho de 2010. -- CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR.