17.11.10

É inútil contradizer; basta contrapensar

É inútil contradizer; basta contrapensar.
Jacinto Benavente y Martinez




Será que o protestantismo conservador irá resistir a forte imposição do pós-modernismo? Até quando a inerrância bíblica, o criacionismo e o monoteísmo irão resistir? Pois não só é o mundo que ataca, mas a própria igreja proselitista e sectarista! Como manter viva uma tradição perante o conflito entre o velho e o novo? Quem irá gritar profeticamente se os que se dizem tradicionais muitas vezes não fazem oposição ao mundo? Será que estamos caminhando para uma religião individual?
Raniere Menezes




Cada vez mais a reflexão e a crítica estão sendo reprimidas no campo eclesiástico, o que vale é trabalhar com enigmas, símbolos transcendentais, simulacros e virtualidades. Como fazer apologética? Quem e como frear essa força constante? A experiência marcante do protestantismo é puramente literária e verbal, como reverter (reformar) esse movimento pulsional, esse empuxo transcendental do cristianismo neuro-simbólico-estético-visual?
Raniere Menezes




Como reformar a teologia caricaturesca? Como combater os líderes carismáticos carnavalescos?
Raniere Menezes




Tu, Senhor Jesus, és a minha justiça, e eu sou o teu pecado; tomaste em ti mesmo o que não eras e deste-me o que não sou.
Lutero




Naturalmente seria muito mais fácil abandonar essa era dos seus próprios caminhos, e procurar nossa força em sossegado retiro. Todavia, nem semelhante descanso nos é permitido aqui.
Bavink




Precisamos do pensamento cru calvinista, nada adocicado; nada de ruído suave.
Raniere Menezes (adaptado)




Programas, caridade, música, e nem mesmo oração, não são, no final das coisas, os meios decisivos pelos quais conquistaremos o território do inimigo. Antes, é pela publicação do conteúdo intelectual do evangelho –– tais como deidade, nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo e suas implicações –– que destruiremos as fortalezas que têm sido construídas na mente dos incrédulos.
Vincent Cheung




A igreja se transformou numa instituição “fácil de usar”, “orientada ao consumidor”, e como resultado as igrejas evangélicas estão sendo inundadas pela “graça barata”
Robert Reymond




A pregação está cedendo espaço, nas igrejas evangélicas, às apresentações multimídias, ao teatro, à dança, aos “momentos de compartilhar” [testemunhos], aos sermões e às devocionais cujos títulos começam com a palavra “como”.
Robert Reymond




Os pastores se transformam em gerentes, facilitadores e motivadores – tudo menos arautos de todo conselho de Deus
Robert Reymond




Eu não sou um Calvinista porque eu exalto Calvino, mas antes porque eu creio que as crenças de Calvino estavam inteiramente próximas do que a Bíblia ensina
P. Andrew Sandlin


Eu não sou um Calvinista simplesmente sobre a base de que sou um denominacionalista. Muitos Calvinistas não são membros de alguma denominação particular, embora todos deveriam ser membros de uma igreja sadia. Há boas denominações e há más denominações; e a verdade do Calvinismo não descansa no estado ou visão de algumas denominações
P. Andrew Sandlin


Não abraces o Calvinismo porque você meramente o selecionou como uma “opção”. Abrace o Calvinismo porque – me atrevo a dizer? – tem que fazer assim. Sua verdade penetra até a medula de teu ser, e não podes fazer outra coisa.
P. Andrew Sandlin


O Calvinismo não é somente um sistema de crença; é também um sistema de vida. No que você crê influencia como você vive
P. Andrew Sandlin