22.12.10

John Piper deveria Celebrar o Natal?


Um pequeno artigo de John Piper – Os cristãos deveriam celebrar o natal? – abre a porteira para passar uma boiada, afinal, onde passa um boi...


Como se diz em linguagem de seminário teológico (seminarês), John Piper “picou o fumo”, “fumaçou”. Fico pensando, como um cara do naipe de Piper cede desse modo influenciando cristãos a celebrar o natal? Ele simplesmente ignora o princípio do SOLA SCRIPTURA nesse aspecto! Isso não é grave? -- "Pentecostais, oficializem o dia de Pentecostes!", essa é a voz anti-bíblica da mesma boiada que acaba de passar pela porteira.


Sua argumentação em nenhum momento honra as ESCRITURAS! O cerne da questão não é sobre feriado religioso ou paganismo, mas sobre o SOLA SCRIPTURA, e isso o Piper simplesmente ignora! Preferia não acreditar que ele tenha escrito.


Cristo, nosso Senhor, institui um memorial que celebra sua morte e ressurreição, e não é o feriado da páscoa, mas a SANTA CEIA. Sobre celebrar o nascimento de Cristo NÃO HÁ RESPALDO BÍBLICO!!!


O nascimento de Cristo é importante? CLARO! ÓBVIO! Mas tão importante é a Palavra de Deus revelada, e esta não deixa o menor indício de celebração do seu aniversário!


Piper diz: “Realmente vale o risco, mesmo que a data de 25 de Dezembro tenha sido escolhida por causa de sua proximidade com algum tipo de festival pagão. Vamos apenas tomá-la, santificá-la e fazer o melhor com ela, porque Cristo é digno de ser celebrado em seu nascimento”. Porém este argumento é falacioso e herético! Os fins justificam o meio, mister Piper?


Qual é o risco que vale a pena? Será o risco de ceder ao espírito romanista em detrimento do SOLA SCRIPTURA? Vamos trocar SOLA SCRIPTURA por vã adoração ou pseudo-santificação?




Não há base bíblica para a observância do Natal e da Páscoa como dias santos, mas o contrário (v. Gl 4.9-11; Cl 2.16-21), e esse costume é contrário aos princípios da fé reformada, conduzem á adoração vã, e estão em desarmonia com a simplicidade do Evangelho de Jesus Cristo.
-- Assembléia Geral da Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos (presbiterianos do Sul), Deliverance on Christmas and Easter (1899).


***


Um erro da espessura de um fio de cabelo afasta-nos cem quilômetros do alvo.
Anônimo


A divisão é melhor do que a concordância no erro.
George Hutcheson


Erro no púlpito é como fogo no monte de palha.
Anônimo


A heresia vem montada nos lombos da tolerância
John MacArthur


Não devemos engolir automaticamente tudo o que lemos nos livros, ainda que dos maiores homens. Devemos examinar tudo.
L. Jones


***
Placar:
Satanás 1 x 0 Piper


Gol de falta!


***


É incrível que o professor de um seminário presbiteriano fosse tão romanista e anti-reformado. A Escritura nos dá as regras do culto, e, repito, delas não devemos nada subtrair, nem algo lhes acrescentar. Não devemos nos mover para a esquerda e nem para a direita, A Escritura não nos autoriza a celebração do Pentecoste. O mesmo é verdadeiro em relação ao Natal. Ele começou como uma festa de bêbados e continua dessa forma em muitas festas no ambiente de trabalho. Os puritanos fizeram dessa celebração um crime civil. Entretanto, um argumento para a celebração do Pentecoste era: “Não celebram todos os cristãos o Natal e a Páscoa?” Não, os cristãos não o celebram. A família de meu pai e os membros de sua igreja nunca celebraram o Natal, tampouco o fizeram as duas administrações Blanchard no Wheaton College. Porém, o que dizer da Páscoa? Certamente devemos celebrá-la, não é? Sim, de fato. Devemos, como ordena a Escritura, celebrá-la não apenas uma vez por ano, mas 52 vezes.
Gordon H. Clark (professor do Covenant College, da Igreja Presbiteriana Reformada), The Holy Spirit.