6.3.11

Igreja Católica Romana e a Coca-Cola Azul


A embalagem da Coca-Cola é azul na cidade de Parintins, Amazonas, por causa da Festa do Boi Bumbá, uma festa de nível internacional, que divide a cidade em duas cores: vermelho e azul, o boi Garantido e o boi Caprichoso. A Coca para não perder os consumidores para a concorrente Pepsi (que é azul) criou a lata azul. Uma grande jogada de marketing que trouxe o poder da regionalização para vender mais. A mudança de cor é uma ação única em mais de 100 anos da mega companhia Coca.


Semelhantemente, de modo camaleônico, a Igreja Católica Romana vem fazendo isso há milênios. Um exemplo atual: já que o evangelicalismo contemporâneo arrastou uma grande multidão das fileiras romanistas em décadas recentes, a Igreja Católica vem “copiando e colando” o carimatismo dos evangélicos e criando seus padres-pop-stars. Se a lata é vermelha ou azul, isso não muda o conteúdo desentupidor de ralos. Engana, mas não mata a sede nem a Igreja papal nem a igreja pentecostalizada e arminiana.