17.5.11

Still Life: uma alegoria das Vaidades da Vida Humana (Óleo sobre painel de carvalho, 1640)

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Still Life: uma alegoria das Vaidades da Vida Humana de Harmen Steenwyck é um exemplo clássico do estilo holandês 'Vanitas'.


Essencialmente é uma obra religiosa. Na pintura Vanitas o espectador cuidadoso percebe a riqueza de detalhes simbólicos que leva a uma reflexão sobre as riquezas e prazeres desta vida. E com tais coisas podem se tornar um obstáculo no caminho da salvação. Tal estilo vem da citação do Livro de Eclesiastes: Vaidade das vaidades, tudo é vaidade.


O simbolismo dos Objetos


Os objetos, nesse quadro foram escolhidos cuidadosamente para comunicar a Vanitas "mensagem" que se resume no Evangelho de Mateus 6:18-21: "Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões arrobam e furtam. Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam e furtam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará o seu coração ". Cada objeto na imagem tem um significado simbólico diferente, que contribui para a mensagem global:


A Caveira






O crânio, que é o ponto focal do trabalho, é o símbolo universal da morte. O cronômetro ( relógio que se assemelha a um relógio de bolso ) e a lâmpada de óleo de ouro, que acaba de ser extinta, marcam o comprimento e a passagem fugaz de vida.




A Concha






A concha, que é um modelo altamente polido normalmente encontrados no leste da Ásia do Sul, é um símbolo de riqueza, já que apenas um colecionador rico iria possuir tal raro objeto de uma terra distante. As conchas também são usadas na arte como símbolo de nascimento e da fertilidade.




Livros e instrumentos musicais






Os livros representam o alcance do conhecimento humano, enquanto os instrumentos musicais sugerem os prazeres dos sentidos. Ambos são vistos como luxos e prazeres desta vida.




A seda e a Espada






O pano de seda roxo é um exemplo de luxo material. A seda é o melhor de todos os materiais têxteis, enquanto o corante roxo foi a cor mais cara da antiguidade.


Como um símbolo, a espada samurai japonês trabalha em dois níveis. Ela representa o poder militar e a habilidade superior. Uma arma bela e mortal.




O frasco de grés






O pote de grés, do lado direito da imagem provavelmente continha água ou óleo, ambos são elementos simbólicos que representam a vida.




A composição dos objetos






A composição da obra também amplia o significado simbólico da vida. Harmen Steenwyck utilizou as diagonais da pintura para a construção de seu arranjo. Os objetos que representam a 'vaidade da vida humana’ enchem a metade inferior do trabalho, que é dividida por uma diagonal. A ausência de forma, na metade superior representa a nossa existência espiritual. Este é um espaço vazio no qual podemos projetar nossas crenças e idéias sobre o que isso significa. Neste espaço, um feixe de luz que desce na diagonal oposta, estabelece o tom dramático da obra e, simbolicamente, sugere a ligação entre esta vida e a eternidade. Este raio também tem duas funções práticas dentro da composição: ilumina o crânio e atua como um contrapeso para o arranjo triangular de objetos na parte inferior.


Fonte: http://www.artyfactory.com/art_appreciation/still_life/steenwyck/harmen_steenwyck.htm