3.6.13

AJUDA-NOS A CLAMAR!


AJUDA-NOS A CLAMAR!

Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.  (Hebreus 6:9)

Um antigo hino de Henry Maxwell Wright, por volta de 1910 canta:

Fortalece a tua Igreja,
Ó bendito Salvador!
Dá-lhe tua plena graça,
Oh! Renova seu vigor.
Vivifica, vivifica
Nossas almas, ó Senhor!
Vivifica, vivifica
Nossas almas, ó Senhor! Amém.

A igreja de hoje passa por um momento, de modo geral, afastada da santidade e da presença santa de Deus, apesar de cantar, apesar de orar e realizar outras atividades comuns a ela. O Senhor espera coisas melhores de sua Igreja, coisas que acompanham a salvação de Cristo Jesus na vida de cada um e coletivamente como Igreja. Precisamos despertar e deixar de lado a negligência do uso dos meios da graça que nos faz crescer em largura, profundidade e altura. Como videira precisamos nos enraizar cada vez mais, os frutos virão através desse esforço e busca, não um esforço por nossa própria força, mas com o coração sincero alimentado pelas promessas da Palavra de Deus, confiantes no poder do Espírito Santo.

Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, para fazer grandes coisas em sua Igreja, como Igreja. Avivamento não é algo que devemos apenas relembrar da história, mas é algo que pode acontecer em nossos dias. Apesar da fraqueza e apatia da igreja, o Senhor pode colocar no coração de uma pessoa ou de um pequeno grupo o desejo de buscar o que a Igreja Primitiva experimentou, pois a Igreja Primitiva teve seu período de Igreja Militante, passou por este mundo, e hoje é uma Igreja Triunfante, está na glória, aos pés do trono do Senhor, do Deus Vivo, o mesmo Deus Vivo da Igreja Militante de hoje, nós. As mesmas promessas e bênçãos disponíveis para a Igreja do passado estão disponíveis hoje para aqueles que crêem. Podemos andar com Cristo como eles andaram, pela fé, mesmo que esta fé, hoje, seja pequena. Podemos e devemos alimentar a esperança de um avivamento ou de avivamentos. Podemos clamar para que o Senhor aumente a nossa fé!

Se estamos frios, distantes e andando como incrédulos, precisamos rever nosso cristianismo, pois o arrependimento pertence somente aos eleitos de Deus. Clamemos ao Senhor da Igreja que nos faça enxergar a condição miserável da vida como Igreja. Clamemos para que Deus nos desperte com sua pregação. Clamemos ao Espírito do Senhor que venhamos a confessar nossos pecados como igreja pelo poder soberano e por meio da Palavra.

Clamemos para ter a coragem de não negar a cessação da fé nas manifestações espirituais genuínas de um avivamento. Clamemos para que Jesus nos ajude a confiar nEle em momentos de sequidão. Clamemos por confiança, no nome e na autoridade de Cristo. Clamemos para que Deus avive sua Igreja, mas que ao mesmo tempo destrua os ídolos da glorificação humana.

É incoerente não clamar por um avivamento do Espírito Santo, quando O Santo habita em nós. Apesar das nossas limitações e fraquezas não podemos perder de vista que somos habitação de Deus Espírito.

O que podemos fazer como Igreja nesse momento de instabilidade e tribulações? Orar e alimentar a esperança de um avivamento, por chuvas de bênçãos espirituais. Podemos orar em confissão por nossos pecados e abandonar o que se apresenta questionável. Buscar fortalecer os meios de graça: ou seja, buscar alimentar-se mais e melhor da Palavra de Deus, através da pregação, dos estudos, das meditações, das leituras devocionais; buscar mais as horas de oração com Deus, as sós com Ele ou em comunhão com os irmãos; desfrutar do privilégio da comunhão da Mesa do Senhor, compartilhar mais da vida semanal da Igreja em suas reuniões, visitações; buscar a reconciliação diária com nosso próximo e com Deus. Clamemos por ousadia e confiança para clamar mais, sob a justiça de Cristo, nosso Intercessor.

Exaltemos o Senhor Jesus Cristo através do seu Santo Espírito para glória do Pai.

Raniere Menezes (1ª Igreja Congregacional em Caruaru-PE)