30.8.14

A VERDADE QUE SATANÁS ABOMINA


A VERDADE QUE SATANÁS ABOMINA

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15

Satanás odeia toda verdade, mas há uma que ele abomina, não suporta, e sente o peso dessa verdade de modo dramático: SUA CABEÇA ESTÁ ESMAGADA!

Alguns dizem que o Deus do Antigo Testamento é diferente do Novo Testamento, que era um Deus irado, vingativo, amaldiçoador, mas a verdade é que Deus é imutável e o mesmo Deus de Gênesis. E exatamente por sua maravilhosa imutabilidade podemos confiar plenamente em suas palavras. Estaríamos perdidos se não fosse sempre o mesmo Deus.

Em Genesis 3.15 há algo que comprova que Deus é o mesmo hoje e sempre, pois se não fosse, Satanás aumentaria terrivelmente sua influência corruptiva e destruidora. Não há dualismo, não há quebra de braço entre dois deuses, não há uma grande batalha do bem contra o mal com forças equivalentes. Não há maniqueísmo. A figura de Satanás é de uma serpente com a cabeça esmagada.

O diabo está condenado e amaldiçoado pelo Deus do Antigo Testamento, e se o Deus do Novo Testamento mudasse, a corrupção suplantaria a graça. Genesis 3.15 demonstra a graça do Redentor, que é o Cabeça da Igreja e esmaga a cabeça da serpente, que é o diabo (cf. Ap 12.9). Cristo é o Libertador do homem caído pela tentação do Inimigo.

A Queda dos nossos primeiros pais abriu uma ferida que logo foi dado o remédio, que nos foi revelado: a graça do Salvador que traz perdão pela fé nEle, fé em sua encarnação. -- Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 1 João 5:5-6. -- E todos, antes e depois do dilúvio que creram nessa promessa foram justificados e salvos. O Salvador é a semente da mulher, seu sofrimento (e morte) é a "ferida no calcanhar", sua natureza humana foi ferida. E este mesmo sofrimento é repassado para muitos dos seus santos, em seu nome.

O diabo nos tenta, persegue e até nos mata. E assim o calcanhar continua ferido. PALAVRA do Deus imutável do Antigo Testamento e válida para o Novo Testamento e para nós. Mas enquanto o calcanhar é ferido na terra, a cabeça está no céu. A vitória sobre Satanás está decretada pelo Deus que não pode mudar. Se negarmos o Deus do Antigo Testamento negamos a fé.

A morte de Cristo, o calcanhar ferido, foi ao mesmo tempo o golpe fatal no reino do inimigo, a ferida na cabeça da serpente é mortal, não pode ser curada. Por mais que ainda haja inimizade entre a serpente e a humanidade, as obras do diabo são destruídas por Cristo. -- Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. 1 João 3:8.

O poder da mordida da serpente no calcanhar é limitado, o mal não pode avançar nem prevalecer. A verdade é esta:

E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Colossenses 2:15.

Podemos dizer que nossos primeiros pais até possuíam uma certa simpatia pela serpente antes da Queda, mas agora são inimigos declarados e a mulher deu a descendência do Esmagador da serpente. Essa guerra é irreconciliável e é uma verdade aplicada a Igreja em todos os tempos, uma guerra entre a  semente da mulher e a semente da serpente. Não é a toa que chamamos os homens maus de serpentes. Jesus chamava os religiosos inimigos da verdade de SERPENTES e RAÇA DE VÍBORAS. Confira em Mateus 23.33.

Satanás, seus anjos e os homens maus perseguem o povo de Deus, perseguem com ódio, mas a sua cabeça está ferida e esmagada. Os planos de Satanás estão arruinados, em todas as suas obras, seu império está esmagado, sua autoridade despojada, seu poder sobre a morte, nulo. O veneno da serpente está na cabeça e o ferimento que Cristo causou na serpente é fatal. A sua desgraça é total.

Esse ato é continuo e válido para hoje, para agora mesmo, como escreveu Paulo em Romanos:

E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém. Romanos 16:20.

Quando você que crê em JESUS CRISTO se encontra desencorajado por causa de tentações ou perseguições, lembre-se que você é um bem-aventurado por participar das "feridas" do calcanhar, mas lembre-se e guarde em seu coração que os escolhidos em Cristo são mais que vencedores. Já vencemos! Não desanime! Avance com Cristo!


Raniere Menezes