8.9.14

AS CADEIAS DO AMOR SÃO MAIS FORTES DO QUE AS DO MEDO



As cadeias do amor são mais fortes do que as do medo

No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo... 1 João 4:18

Esse título é uma frase de William Gurnall e demonstra a força dessa virtude cristã que é o amor. O medo rouba a paz, o amor a Cristo soma e multiplica a paz. O amor é a mais soberana de todas as virtudes cristãs. O amor não fica questionando por quê... por quê?

Todo aquele que confessa que Jesus é o Filho de Deus, pelo Espírito Santo, Deus permanece nele, e ele em Deus. Nisto consiste o amor. Um amor que confessa e segue as Palavras do Senhor. Cristo habitou entre nós neste mundo por amor ao Pai e ao seu povo escolhido. E este amor é compartilhado aos seus. Todo aquele que ama a Cristo será desaprovado pelo mundo, que rangerá os dentes por observar este amor. Mas não devemos ter medo do mundo!

O amor de Cristo em nós nos livra dos medos. Aqueles que amam a Cristo não devem temer o Dia do Juízo. O verdadeiro amor a Deus traz confiança aos que o amam, pois confiam no amor dEle. E esse amor nos ensina a sofrer por Cristo e com Ele na memória da sua cruz aplicada a nossa peregrinação neste mundo. Como está escrito:

Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 2 Timóteo 2:12-13

O amor lança fora o medo! Lança fora as dúvidas e angústias. O amor de Deus enviou a sua Palavra para chamar os pecadores para participarem de tão grande salvação. O amor do Pai no Filho é transferido para os corações dos que creem, é o amor do Espírito de adoção! Somos filhos amados pelo Pai! Esse amor é comprovado em amarmos os irmãos.

Quem ama a Deus ama seus irmãos. Se confesso que amo a Deus mas tenho ódio de um irmão esse amor não passa de mentira. A inimizade é natural entre os filhos da trevas contra os filhos de Deus, não é natural irmão odiar irmão. Esse é o ponto central que João nos ensina: Como amar a Deus, que não vemos, e odiar os irmãos que vemos? Essa é a pergunta do apóstolo. Quem odeia seu irmão é como Caim. E amar seus irmãos é uma prova de que se passou da morte para a vida, e não entra em condenação como diz a Palavra.

No amor não há medo. Qualquer que seja o amor, amor a Deus, o amor de Deus no crente, amor aos irmãos. O amor exclui o medo. Quem verdadeiramente ama a Cristo, o seu Evangelho e o seu povo, não deve ter medo de nada! De nada!

O Espírito Santo capacita para que os santos não tenha medo da morte, pelo contrário faz oferecer suas vidas pelos outros:

Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1 João 3:16.

O cristão não deve temer o Dia do Juízo, do inferno e da condenação. Esse amor joga fora a angústia (esse é o medo do homem natural!). O que confessa Cristo através do Espírito Santo não tem medo dos homens, do diabo, da morte, do juízo e do inferno!

Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus!
E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.
No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.
Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.
1 João 4:15-19

O amor de Deus em nós deve nos dar confiança audaciosa! Lançando o medo para fora!

E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;
E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.
Hebreus 2:14-15

Um dos efeitos da morte de Cristo foi destruir a escravidão do medo. Não somos escravos do medo! Sejamos audaciosos e confiantes no amor do Pai e enfrentaremos tudo com fé, esperança, alegria e amor! Com Cristo você tem medo de quê?






Raniere Menezes