11.4.15

SALMO 21 - Rei Vitorioso


Este Salmo 21 é uma ação de graças solene e pública pela grande alegria do rei Davi. É muito parecido com o tema do Salmo 20.

O rei Davi se alegrou na força do Senhor, e grande foi a sua alegria com as vitórias que o Senhor deu a ele. "Grandemente se regozija", ele se alegrou como quem grita de alegria.

Este é um salmo de triunfo, uma vitória que veio através da oração. (Verso 2)

O salmo 21 tem uma divisão temática clara. Dos versos de 1 a 7 temos a ESSÊNCIA do reino, sua felicidade interior, do verso 8 ao 13, temos sua AÇÃO, sua força contra seus inimigos.

O propósito do Espírito Santo aqui no salmo 21 é dirigir a mente do crente para Cristo, o Rei dos reis. E para a perfeição do reino de Cristo.

Davi poderia ter rendido graças a Deus em particular, de modo discreto, mas era sua intenção enfatizar que Deus o colocara no trono e que todas as bênçãos que Deus lhe deu abençoavam o seu povo também, os súditos de Davi.

Deus ouvia as orações de Davi e lhe concedia o que desejava. Do mesmo modo, Deus não rejeita as nossas orações visto que o próprio Cristo intercede por nós.

É um salmo que fala sobre o rei Davi mas aponta para a o Rei Jesus, Rei de sua linhagem, o Rei Eterno e imortal.

A confiança dos súditos de Davi estava em saber que Davi servia um Rei maior. A nossa esperança e confiança estão no Rei, e o Rei Jesus colocou sua dependência em Deus, totalmente. -- Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. João 6:38

Dos versos de 1 ao 7 do Salmo 21 retratam a paz e alegria excelentes, e essas coisas excelentes são garantidas e fortificadas contra os ataques dos inimigos, que estão demonstradas a partir do verso 8.

Os inimigos de Cristos não desistem da malícia e desejo de fazer o mal, por isso nos gloriamos no Senhor que é um Rei que nos protege, que coloca sua mão como um escudo diante de nós para nos defender. A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua mão direita alcançará aqueles que te odeiam (v.8)

O verso 9 fala da VINGANÇA do Senhor contra seus inimigos:
Tu os farás como um forno de fogo no tempo da tua ira; o Senhor os devorará na sua indignação, e o fogo os consumirá.
Salmos 21:9-10

O juízo foi confiado a Cristo, Ele que lança seus inimigos no fogo eterno. A nós cabe nos humilhar debaixo de sua poderosa mão e cruz. Ter paciência e confiança que um dia Cristo punirá a todos os seus inimigos.

V.10. Destruirá da terra seu fruto, é uma amplificação da grandeza da ira de Deus que se estenderá até mesmo aos filhos e netos dos inimigos de Cristo.

Dos versos 11 ao 13 Davi dá a razão da ira de Deus sobre o que fazem guerra contra Ele.

Deus apontará suas armas contra eles mesmos. Ao crente cabe a paciência para esperar que Deus em tempo oportuno conduza seus inimigos ao extermínio.

No verso 13 o salmo é concluído como uma oração:
Exalta-te, Senhor, na tua força.
Salmos 21:13

O salmo termina com oração e louvor pela grandeza desse Rei, que é o terror para o perverso e doce consolação para os seus, isso deve inspirar gratidão e louvor em nós e que celebremos com cânticos de louvor e com ações de graça sua grande graça.

APLICAÇÃO:

Feliz a nação ou o individuo que confia na força do Senhor, que confia em Deus para apoiá-lo. Todas as nossas bênçãos são bênçãos de Deus, não por qualquer mérito nosso, mas apenas pela bondade divina.

Quando as bênçãos chegam mais cedo ou de surpresa, e quando se temia o contrário, a alegria é grande! 

Cristo, o rei, o maior exemplo (Davi é uma figura desse rei) se fortaleceu em Deus Pai, resistiu as tentações e pecados, manteve os seus em segurança até o fim, apoiou os seus em todas as tribulações e concluiu o trabalho nas almas até o fim, essa foi a alegria de Cristo, e nesta salvação se alegrou grandemente.

V. 3. Bênçãos de bondade. -- é um pleonasmo, uma figura de estilo, uma ênfase, pois uma benção é um ato de bondade.

O coroamento do verso 3 é referente a Cristo. Sua vitória sobre todos os seus inimigos, o pecado, satanás e do mundo, a morte e o inferno. E por sua graça Ele compartilha essa vitória com os seus. -- Efésios 1: 3, Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado.

Grande é a sua glória pela tua salvação; glória e majestade puseste sobre ele. Pois o abençoaste para sempre; tu o enches de gozo com a tua face. Salmos 21:5-6

O salmista ensina a olhar para a frente com fé e esperança.

Deus abençoou tanto a Davi derrubando todos os seus inimigos, que Davi tipifica Cristo nas vitórias sobre os inimigos.

Aquele que se achega perto de Cristo como Senhor e salvador e o rejeita e luta contra ele, deve trazer a memória somente a figura do verme que nunca morre.
Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade. Romanos 11.22. – DEVEMOS CONSIDERAR EM TODO TEMPO A BONDADE E A SEVERIDADE DE DEUS.

Quão grande deve ser a nossa alegria em contemplar o Cristo vitorioso que vence todos os seus inimigos. Um Deus que é BONDOSO para conosco e SEVERO para com seus inimigos.

Deus favoreceu Davi por causa dessa confiança!
Porque o rei confia no Senhor, e pela misericórdia do Altíssimo nunca vacilará. Salmos 21:7

É um salmo sobre confiança e vitória. Confiemos em Deus! Cantemos louvores!


Por Raniere Menezes

***

Referência:

João Calvino
Matthew Henry