6.8.16

ABRIR E CONSULTAR A BÍBLIA ALEATORIAMENTE É CERTO?



LER E ESTUDAR



Ler e estudar a Bíblia sistematicamente em busca da melhor compreensão, com uso de ferramentas de interpretação correta está cada vez mais fora de uso. Há uma abundância de músicas, ideias, práticas, vídeos e frases curtas (muitas vezes superficiais) que estão alimentando uma grande quantidade de cristãos. Estão deixando o velho e bom arroz com feijão e bife para se alimentarem de guloseimas. Isso até alimenta, mas tem mais calorias do que valor nutricional. Se o alimento é artificial e barato, quando o organismo precisar combater uma simples gripe será mais difícil. Por inanição muitos crentes estão aleijados espiritualmente.



IMEDIATISMO VIRTUAL E SOCIAL



Em nossa cultura de imediatismo virtual e social, muita gente busca frases motivacionais, para superar alguma dificuldade, tomar alguma decisão instantânea ou para se sentir melhor. Como resultado dessas práticas superficiais os cristãos estão abrindo a porta para males maiores. Nunca é pouco se lembrar de um antigo provérbio popular: “Nunca abra a porta para o menor dos males, pois muitos outros, maiores, espreitam lá fora”. E nessas práticas superficiais estão inseridas práticas estranhas e enorme negligência aos meios de graça.

Abrir a Bíblia aleatoriamente em busca de respostas instantâneas ou mesmo no púlpito para pregá-la de imediato, é uma prática nociva e superficial. Não há atalhos! Abrir e consultar a Bíblia aleatoriamente, ao acaso, não é bíblico. Abrir a Bíblia aleatoriamente é uma guloseima, atraente, saborosa, mas não vai deixar você de pé e firme muito tempo.

COMUNICAÇÃO



Primeira coisa que precisamos entender é que a Bíblia é um livro que COMUNICA, a COMUNICAÇÃO de Deus ao seu povo. Não é um baralho de cigano ou cartas de tarot. Todo estudante da Bíblia tem que entender que o texto sagrado tem uma ESTRUTURA, e esta faz parte de algo que comunica. A comunicação deve ser entendida e respeitada, afinal não foi dada por homens, mas pelo ESPÍRITO SANTO que inspirou seus santos escritores.

O que é o ato de ler? É ENTENDER o que o TEXTO COMUNICA. Não se deve ler por ler, mas COMPREENDER. A leitura do texto é o único caminho para a compreensão. Se o leitor tiver maior interesse em compreender ele buscará boas ferramentas, metodologia para compreender mais, para respeitar mais a comunicação do texto. E abrir a Bíblia aleatoriamente não é o melhor método. Para uma boa interpretação devemos fugir de interpretações pessoais e subjetivas. De que forma você lê?

NECESSIDADE DE BOA BAGAGEM



Se você já ouviu muitos sermões e realizou bons estudos bíblicos, certamente tem mais experiência que outros que tiveram menos contato. E isso é válido não só para experiências quantitativas, mas qualitativas. E por mais que o leitor seja experiente, tenha muita bagagem, há textos que numa primeira leitura não garante que a compreensão seja exata, geralmente há incompreensão e equívocos. O que dirá em abrirmos aleatoriamente uma passagem bíblica e isolarmos a passagem do seu contexto?

Para que fique bem claro que a prática de abrir a Bíblia aleatoriamente como consulta é falha, é importante entender que na compreensão do texto há fatores dos próprios textos que cooperam para dificultar a compreensão. Por exemplo, há muitos conceitos desconhecidos e muitas vezes a cultura, a história, o “mundo” do contexto não é familiar. Estamos lidando com documentos históricos milenares, e não podemos simplesmente usar nossas lentes do nosso tempo. Pode acontecer de o consulente acreditar que compreendeu o texto e na verdade entendeu erroneamente. Não adianta atribuir ao texto aquilo que na realidade é uma opinião equivocada. O Espírito Santo é o Espírito da Verdade e não aceitará nada menos que a verdade.

RETIRE SUAS LENTES



Retire suas lentes, seja um estudante que busca na Palavra de Deus o que é, e não o que você acha que é.  A mesma luz que ilumina pode te ofuscar. Em todo estudo sério há dificuldades de compreensão e equívocos, e exatamente por isso o leitor deve aplicar estratégias para se aproximar o máximo possível do sentido do texto. Vamos clarear mais ainda esta compreensão: Numa conversação quando uma expressão não é clara existe a possibilidade de interrogar o interlocutor, voltar atrás, recapitular, tirar duvidas etc. Como num diálogo, na leitura existem formas de controle para a compreensão correta. Como você pode ler melhor?

LEIA MAIS



Ler um texto diversas vezes com atenção possibilita aprender mais facilmente o sentido do texto do que uma leitura veloz e superficial. Lembre-se, a Bíblia é um livro de textos antigos, a compreensão se torna mais difícil pela distancia temporal, linguística e cultural, tais textos opõem maiores obstáculos a compreensão correta. Só esta verdade já deveria ser suficiente para entendermos que abrir um texto aleatoriamente não é uma boa metodologia para compreender a verdade.

EXEGESE



Numa primeira leitura o texto pode parecer obvio, pode parecer! E se o leitor não tiver essa consciência fará uma leitura fortemente subjetiva. O que é um bom leitor ou um bom estudante? É o que tem a capacidade de apreender o sentido de um texto e deixar de lado sua opinião subjetiva. Na teologia existe uma área de estudo que se chama EXEGESE. No campo exegético é universalmente reconhecida a validade de um conjunto de métodos que recebe o nome de método histórico-critico e outras ferramentas. Ler e compreender, este deve ser o nosso esforço. Não busque respostas subjetivas.

LIBERDADE



Alguém pode questionar: Será que não temos a liberdade de consultar Deus assim? Ao abrirmos a Bíblia não estamos em contato direto com a Palavra de Deus? O Espírito Santo não pode usar esse método para nos guiar? Deus é soberano e pode agir como quiser, inclusive por esse método de consulta aleatória. O problema central não é se Deus pode ou não pode usar esse método. Deus pode falar num arbusto em chamas, a sarça ardente, mas este fato não é um método, normalmente pessoas não veem arbustos falantes. A Bíblia nos foi dada como uma revelação e deve ser lida como um livro. A Bíblia é uma história a ser lida, a história da redenção do homem. Deve ser lida toda e cada passagem em seu contexto. O uso aleatório de consulta que se pretende fazer com ela não é nem mesmo uma teofania.

TEOFANIA OU ORÁCULO?



O que é um oráculo? Oráculo é uma palavra com dois significados ela tanto pode indicar o instrumento, como por exemplo, búzios, cartas de tarô, pedras de runas, moedas, dados, quanto o ato de consultar os deuses através desses instrumentos. Na antiga Grécia os reis iam visitar o oráculo de Delfos para se aconselhar. No caso, tratar a Bíblia na prática como um oráculo é entender que a Bíblia contém textos criptografados e somente alguns iniciados são capazes de interpretar. Na prática quem trata a Bíblia como um oráculo está depreciando o estudo, a dedicação ao trabalho do saber.

Teofania é um conceito teológico que significa a manifestação de Deus em algum lugar, coisa ou pessoa. Tem sua etimologia enraizada na língua grega: "theopháneia" ou "theophanía". Teofania é uma palavra que origina do grego theofania, theós (“Deus’) e phanein (“aparecer”). Representa, assim, qualquer aparição ou manifestação de Deus. Então, o método de consulta aleatória deve manifestar a vontade de Deus sempre. Ou será que tem hora que funciona e hora que não funciona? Deus nos deu sua revelação escrita, usar o método de consulta aleatória é ir além da mera revelação.



SUPERSTIÇÃO E MISTICISMO



Se o ato de consultar aleatoriamente não é uma manifestação especial de Deus a todos os cristãos, ela se aproxima da superstição e misticismo. Via de regra, devemos orar e pedir a Deus sabedoria, inteligência, entendimento e discernimento para aplicar a sua Palavra em toda e qualquer situação. -- Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça. 2 Timóteo 3:16. -- Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Romanos 15:4. – Devemos usar o conhecimento todo para toda situação.

Qual a resposta que se busca ao consultar a Bíblia aleatoriamente? Tomar decisões no trabalho? Na vida pessoal? A resposta tem que ser imediata e rápida? Para se conhecer bem uma passagem bíblica não precisamos ter uma bagagem de experiência e repertório ferramentais de comentários, pregações, estudos, exegese, hermenêutica? Será que não é necessário dominar minimamente um conteúdo para poder entendê-lo? Como entender melhor um contexto, as ideias que cercam um texto, desdobramentos e aplicações sem estudar?

EFEITO HALO



Halo é um círculo de luz, uma auréola de luz que aparece sobre a cabeça de uma pessoa. Efeito halo na psicologia é dar a alguém uma autoridade ou um status superior. Muito comum principalmente quando alguém se reveste de autoridade espiritual e profere uma “profetada” ou se reveste de uma postura espiritual através de discursos ou orações e consulta a Bíblia aleatoriamente como se a mão estivesse sendo guiada por Deus. E para dar mais credibilidade esses consultores comumente abrem a Bíblia mais de uma vez para fazer uma espécie de tira-teima. O interessante é que esses gurus ou orientadores mais espirituais isolam um versículo e neste enquadramento consultivo possuem apenas duas respostas, negativa ou positiva. De fato, estatisticamente nessas consultas só existem “interpretação” negativa ou favorável.

Geralmente essas consultas aos versículos estão longe de se aproximar do contexto original, o que o Espírito Santo falou ali naquele texto, e partem imediatamente para interpretações subjetivas, impressões, intuições e outras sensações. A tendência para julgamentos errôneos é enorme! Seguir essas consultas é nos guiar por impressões e sentimentos. Por mais que se justifique a crença que houve sinceridade, boa intenção, "piedade", espiritualidade, oração intercessória por resposta. Não raras às vezes estamos confiantes mesmo quando estamos errados.

REVELAÇÃO ESCRITA



Diante da Revelação escrita de Deus temos diante de nós um conjunto de princípios que devem nos guiar em nossos julgamentos, escolhas, tomada de decisões etc. E o modo mais coerente é buscar em seu todo a melhor aplicação para cada caso. Imagine que alguém queira consultar a Bíblia aleatoriamente se deve abortar um feto indesejado ou não. Sei que é um exemplo extremo, mas estamos tratando de uma hipótese. Aleatoriamente, estatisticamente, pode cair numa passagem que Deus ordenou exterminar toda uma população na antiguidade, como fez com Saul em 1 Samuel 15.3:

Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.

Nossos julgamentos podem ser tendenciosos e subjetivos, através de uma percepção intuitiva do texto podemos entender que ao consultar a Palavra de Deus aleatoriamente ela quer dizer que "devo apoiar o aborto ou talvez não", porque o texto se refere a crianças pequenas que mamam no peito e não crianças no ventre. Tudo é intuitivo. Em cada consulta pode existir uma predisposição a acreditar em resultados inadequados e respeitar pouco ou nada o que aquela passagem consultada quer dizer de fato. Obviamente citei um exemplo extremo, mas há muitas previsões que podem ser atraentes, mas não deixarão de ser intuitivas e o senso de direção é falível. A Palavra é infalível, mas nossa interpretação muitas vezes é falha. Por isso a Bíblia é a mãe de muitas heresias.

O CORAÇÃO É UMA FÁBRICA DE ÍDOLOS



Como o nosso coração é uma fábrica de ídolos, e não queremos desapegar de certas práticas e experiências, para que não haja dúvida a quem consulta a Bíblia aleatoriamente em busca de versículos ou passagens que possam responder. A invenção humana aperfeiçoa suas ideias, para que não haja dúvida produziram a dupla ou tripla consulta, para criar um método de abordagem por amostras. Daí as passagens são muitas vezes forçosamente ajustadas para representar uma realidade. A verdade nua e crua é que retirar uma frase de seu contexto é problemático, e interpretar um texto isolado só aumenta o problema. Foi o caso do nosso texto em 1 Sm 15.3.

Outro fator que desmonta a ideia de uma dupla ou tripla consulta é que ela não resiste a testes de repetição. Pode até acontecer que abrir uma Bíblia três vezes possa cair na mesma página, pelo manuseio constante de uma Bíblia usada ela pode repetir uma página, mas não resiste a um teste mais repetido. Acredito que nenhum consultor aleatório de Bíblia iria aceitar que ele determine a probabilidade de eventos, em comprovar a repetição a um teste mais severo. Certamente ele irá acusar o questionador de falta de fé. É mais fácil prognosticar o futuro. Entender que o Espírito Santo guia nossas mãos e dedos para abrir uma determinada passagem assemelha-se à psicografia usada pelos espíritas.

A forma mais coerente se se relacionar com as Escrituras e revelada pelo próprio Deus é estudar. É mais seguro seguir o método ensinado por Paulo a Timóteo: Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. (1 Timóteo 4:13). Deus não nos dá atalhos simplificadores. -- Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:16. – A exortação do apóstolo é “cuida da doutrina”. Não se afaste do edifício doutrinário! Não se afaste da racionalidade! Emoções e invenções podem provocar um afastamento do ensino saudável. Se uma comunidade ou grupo de pessoas partilham desse costume de consulta aleatória das Escrituras se afaste ou abra um dicionário aleatoriamente, pois dará no mesmo.

SUBJETIVISMO



Poderíamos estender esse assunto para temáticas correlatas como bibliomancia, superstição, misticismo etc. Mas é suficiente concluir que a prática de abrir a Bíblia aleatoriamente nasce de um sentimento supersticioso, íntimo, pessoal e subjetivo. Consultar desse modo pode até oferece uma sensação de controle da situação, uma “boa” forma de lidar com sentimentos de desconforto, mas o controle é aparente. As consequências serão nocivas em longo prazo, pois em busca de mais e mais respostas o consulente recebe respostas que podem lhe confundir, pois não saberá administrar saudavelmente um quebra-cabeça de interpretações intuitivas. Resolver um problema com pouca deliberação ou raciocínio não é o melhor método. Associar todo pensamento que vem à mente, querer dar coerência a tudo que está acontecendo em nosso redor e todo tempo é desgastante e falível. Se não usarmos ferramentas corretas de interpretação muito provavelmente seremos tendenciosos e inclinados a menosprezar os meios que Deus nos deu e realizar uma prática superficial. Fuja de invenções humanas!

REFLEXÃO




Finalizo com uma reflexão de John MacArthur: "Quando a igreja é controlada por comprometedores cuja única ambição é conformar-se à cultura, o evangelho é minimizado, o verdadeiro poder é perdido, uma energia artificial precisa ser fabricada, e a superficialidade toma o lugar da verdade".




----------------------------
----------------------------

Raniere Menezes/Frases Protestantes
Texto sem revisão.