4.9.16

Pietismo: um coração em chamas


Pietismo: um coração em chamas
Por Raniere Menezes

A origem do pietismo é múltipla, sempre acompanhou a história da Igreja em vários momentos, alguns pesquisadores apontam para os discípulos eremitas da igreja primitiva, ou para os pais no deserto, ou para seitas diversas, para os hussitas, os anabatistas, o puritanismo inglês, o metodismo e alguns luteranos e calvinistas. Enfim, o pietismo permeia todos os séculos.

Segundo o professor Hermisten Maia, "sempre existiram diferentes formas de pietismo no seio da igreja, como manifestações de uma 'posição dialética face ao intelectualismo e ao clericalismo'. essas manifestações podem ser mais ou menos isoladas e individuais, tendo como uma válvula de escape uma religiosidade fortemente mística (Eckhart, Tauler, Kempis, Schwencfeld), ou manifestar-se através de movimentos até certo ponto amorfos, mas que tem em comum o elã vital de buscar a pureza e um contato mais direto com Deus”.

Destaque aqui para o pietismo desenvolvido na Alemanha devastada pela Guerra dos Trinta Anos (1618-1648). Seus fundadores foram luteranos. Após o período de grande produção confessional e estabelecimentos de igrejas nacionais, houve uma onda de debates estéreis e arrefecimento da fé. O pietismo alemão teve como uma das suas características a REAÇÃO contra um cristianismo que se tornara vazio, contra a ortodoxia morta. O alvo do pietismo era o retorno à teologia viva dos apóstolos e das primeiras reformas protestantes.

O século XVII, posterior ao século da Reforma Protestante,  houve um aumento de sentimento pietista. Historicamente reconhecido temos um personagem fundador do pietismo, um pastor luterano chamado Philip Jacob Spener (1635-1705), nascido na Alsácia. Pastor em Frankfurt, ele reunia suas ovelhas para ler a Bíblia, orar e discutir o sermão de domingo. Era um movimento crescente e seus participantes eram cada vez mais numerosos, e essas reuniões aconteciam sem permissão oficial das autoridades.

Philipp-Jakob Spener (1635-1705) 

 Esse movimento desenvolvia uma reação espiritual com base no sacerdócio universal e admoestação fraterna, leitura da bíblia e orações. Este era o programa pietista de Spener. O problema é que eles colocavam a experiência religiosa pessoal como sendo mais importante que sua confissão de fé ou adesão a um credo. Ambas as coisas não deveriam ser excludentes, mas há uma tendência de polaridade em todo contexto histórico da igreja. Este contexto histórico do século XVII forçou essa REAÇÃO pietista, pois a igreja nacional era composta de convertidos e não-convertidos de fato e de verdade. Isto gerou uma confessionalidade vazia. Não que a adesão credal fosse um mal em si, mas quando imposta a uma igreja nacional gerou efeito colateral.

Os pietistas enfatizavam a necessidade de conversão, algo como uma necessidade de sinal visível ou piedade emocional. Semelhante ao que acontece com os pentecostais na exigência ou necessidade do segundo batismo, hoje.

Os pietistas da Alemanha foram logo criticados por Luteranos ortodoxos, e as vezes perseguidos. Com o passar do tempo, ainda no século XVII, houve mais tolerância na Saxônia e Spener foi convidado a ser pastor oficial em Berlim, em 1691. Sua influencia foi reforçada e o movimento estruturado com August-Hermann Francke  (1663-1727), professor luterano na Universidade de Halle. Este movimento gerou a fundação de muitas obras sociais (escolas, orfanatos, seminários para estudantes pobres, edições populares da Bíblia), e assegurou a radiação do pietismo, com a criação das primeiras missões para a Ásia.

August-Hermann Francke  (1663-1727)


Século XVIII - Novo impulso pietista

Um novo movimento foi dado por um nobre saxão, o Conde Nicolas Zinzendorf  (1700-1760). Ele deu apoio religioso a uma irmandade descendente de John Huss, cristãos refugiados da Alemanha. Zinzendorf ofereceu suas terras e deu o nome "Herrnhut" ( "a guarda do Senhor") para a nova comunidade, conhecido na Europa sob o nome de "Irmãos". Eles eram divididos em grupos, e eram dedicados a vários exercícios devocionais.

Nicolas Zinzendorf  (1700-1760)

Esses "Irmãos" geraram o movimento Morávio. A piedade Morávia tinha um caráter alegre, romântico e sentimental, a "religião do coração" centrada na Expiação de Cristo, com um culto que enfatizava o sangue e seus ferimentos, que alguns consideravam mórbido. Após polêmicas e estranhamentos os Morávios estabeleceram sua teologia, para serem "ortodoxo" e aceitável por todas as denominações protestantes. Novas comunidades surgiram na Europa e América, a atividade missionária era muito importante e uma marca notável dos Morávios.

No final do século XVIII, o pietismo alemão teve seu foco na conscientização dos deveres sociais, especialmente no aspecto da educação cultural, provocando uma inovação no fator econômico mais filantrópico. A Diáspora dos Irmãos Moravianos desempenhou um papel importante mesmo na França e outras regiões, como evidenciado por JF Oberlin.

Considerações

O movimento pentecostal que hoje detém o maior número de evangélicos do mundo, tem raízes históricas com o metodismo (espiritualidade e elementos) e pietismo católico afro-americano. A ênfase do movimento é baseada em experiências as quais cada um pode viver o chamado “segundo batismo” ou “batismo com o Espírito Santo”. Vivenciando dons especiais como falar em línguas e outros. Com a grande expansão das igrejas pentecostais no Terceiro Mundo e Europa Oriental o movimento é alvo de interesses ecumênicos e sincréticos. Muitas igrejas pentecostais participam do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Participam também de diálogos com o vaticano, a Aliança Mundial das Igrejas Reformadas e Igrejas Ortodoxas. – É o movimento que mais cresce no Brasil e com seu poderio numérico de adeptos é alvo dos políticos, uma ligação cada vez mais forte e crescente.

As igrejas pentecostais estão na ramificação da tradição protestante evangélica arminiana e alguns princípios da Reforma são seguidos, como a justificação pela fé, salvação pela graça (no entendimento arminiano), autoridade da Bíblia e sacerdócio universal. Muitos seguidores não estão cientes dessa ligação com esses princípios e alguns historiadores consideram o pentecostalismo como outra forma de cristianismo.

Comunidades “carismáticas”, cujo nascimento no final da década de 1970, são movimentos pentecostais. O catolicismo romano foi fortemente envolvido na renovação carismática.

A organização das igrejas pentecostais se assemelha ao das igrejas batistas e congregacionais, esse tipo de organização dar mais autoridade e independência as igrejas locais e oferece mais liberdade de expressão segundo os dons de cada um, como afirmam e praticam.

Ao longo do tempo, principalmente nas ultimas décadas, muitos pentecostais sentem a necessidade de se reconectar as suas raízes da herança protestante, o debate está aberto e causa muita polemica e migrações. Na base da disputa está o calvinismo vs arminianismo, entre outros temas.

Sociologicamente o desenvolvimento das igrejas pentecostais coincidiu com movimentos da população das zonas rurais para as zonas urbanas, populações afluentes e separadas de suas raízes culturais e suas práticas religiosas tradicionais. Isso justifica algumas de suas práticas culturais, a exemplo de seus cultos fervorosos e musicalidade mais popular e alegre.

A associação com o pietismo em grande parte se dá através da prática da COMUNICAÇÃO ORAL dessas igrejas, deixando de lado o intelectualismo das igrejas protestantes. Comunidades pentecostais fornecem orientação espiritual com bases em experiências revelacionais às outras pessoas.

A formação teológica dos pastores pentecostais, geralmente considerada insuficiente, justifica a desconfiança de igrejas históricas para com o pentecostalismo. Mas esta situação tem mudado gradativamente e é cada vez mais comum ver pentecostais buscando aprimoramento teológico, acadêmico e editorial.

Outra associação do pentecostalismo com o pietismo é o proselitismo forte através do evangelismo que insiste que esta marca de "piedade" faz com que os próprios pentecostais acreditem que cristãos não-pentecostais não são cristãos verdadeiros. Enquanto muitos cristãos tradicionais consideram os pentecostais como seita.

Para onde irá o pentecostalismo? Irão se aproximar mais das igrejas protestantes históricas? Ou serão fragmentados por novos movimentos carismáticos e pietistas? O futuro do movimento pentecostal está aberto.

***


Fonte:

Imagem: Philipp-Jakob Spener (1635-1705) © Fondation St Thomas Strasbourg
BRANDT-Bessire Daniel, as fontes da espiritualidade Pentecostal , Labor et Fides, Paris, 1994
Harvey Cox, de volta a Deus - Viagens Pentecostal país Descle de Brouwer, Paris, 1994
registros relacionados
http://www.museeprotestant.org/notice/le-pietisme/
http://collections.lstc.edu/theologians/pietists/
http://www.mackenzie.br/fileadmin/Mantenedora/CPAJ/revista/VOLUME_IV__1999__1/Hermisten.pdf